Política

Acesso gratuito em transporte público a intérpretes de Libras e outras matérias têm aval da Comissão de Finanças

Publicado

em

Sob o comando do seu presidente, deputado Thiago Albernaz (MDB), a Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento (CTFO) realizou uma reunião híbrida, nesta terça-feira, 16, na sala das comissões do Palácio Maguito Vilela. O colegiado deliberou sobre quatro projetos de autoria parlamentar, duas matérias enviadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-GO) e uma oriunda da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO). Outras dez proposições foram distribuídas para relatoria.

Dentre as proposituras aprovadas com parecer favorável, destaque para a que visa assegurar ao profissional intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras) o acesso gratuito aos meios de transporte públicos e em estabelecimentos abertos ao público, de uso público e privado, quando acompanhado de pessoa surda devidamente identificada. O projeto de lei nº 5762/21 é de autoria do deputado Charles Bento (MDB) e foi aprovado por unanimidade pelo colegiado, que acatou o parecer favorável do relator Chico KGL (UB), que apresentou subemenda substitutiva. A matéria precisa ser aprovada pelo Plenário da Alego, em duas votações, para que esteja apta a seguir para a sanção do governador Ronaldo Caiado (UB).

De acordo com o texto, para ter esse direito, o profissional de Libras, bem como a pessoa surda ou com deficiência auditiva, deve portar carteira comprobatória dessa condição, a ser emitida pelo órgão competente. Além disso, o descumprimento dessa lei sujeita o infrator a multa no valor que varia entre mil e R$ 2,5 mil, por profissional de Libras recusado, garantido o contraditório e a ampla defesa.

Charles Bentos explica que a sua proposta tem como objetivo promover maior garantia de inclusão social e produtiva, bem como o amplo acesso aos serviços oferecidos nas esferas pública e privada. “As pessoas surdas ou com deficiência auditiva encontram dificuldade de comunicação para interagir na busca dos seus direitos. Por isso, precisam de acompanhamento contínuo de profissional tradutor e intérprete de libras para se fazerem ouvidas na sociedade, o que justifica o seu acesso ao transporte e demais estabelecimentos abertos ao público de forma gratuita, efetivando o direito de acessibilidade por parte da pessoa com deficiência”, explicou o parlamentar.

Já o projeto de lei nº 2049/20, rubricado pelo deputado Amilton Filho (MDB), foi rejeitado pelo colegiado, que consentiu com o parecer contrário apresentado no relatório do deputado Chico KGL. A iniciativa versa sobre a isenção da carga tributária de ICMS sobre equipamentos de adaptação, acessibilidade e locomoção para pessoas com deficiência física, mental ou visual.

Discussão de matérias

No início da reunião, o deputado Helio de Sousa (PSDB) solicitou ao presidente do colegiado, deputado Thiago Albernaz, que apresentasse requerimento para que o projeto nº 10803/22, oriundo da Governadoria do Estado, seja encaminhado à Comissão de Finanças para apreciação. A propositura visa criar o Fundo Estadual de Infraestrutura (Fundeinfra). O novo fundo se concentrará na obtenção e na gestão de recursos oriundos da produção goiana agrícola, pecuária e mineral e, também, das demais fontes de receitas definidas nele, com contribuição de no máximo 1,65%. A criação do fundo depende, também, da aprovação do projeto de lei nº 10804/22, que altera a Lei nº 11.651, de 26 de dezembro de 1991, que institui o Código Tributário do Estado de Goiás (CTE).

READ  Trabalho de Lissauer em prol da Educação é reconhecido pela Universidade de Rio Verde

O deputado Helio de Sousa questionou se o projeto obedece ao princípio da anterioridade e afirma que ele vai ter um preço para a população goiana. “O produtor rural repassa o custo para o consumidor. Quem vai pagar é o pobre, já que a cesta básica vai ser majorada em 1,6%”. Por outro lado, o deputado Talles Barreto (UB) saiu em defesa do governador Ronaldo Caiado e disse que a contribuição não é taxa nem imposto e não tem vínculo com o Tesouro porque vai diretamente para o Fundo. “Por não ter vínculo com a secretaria da Economia, vejo a iniciativa como uma contribuição facultativa e não vejo necessidade dessa matéria ser analisada por essa Comissão”, defendeu Talles.

O requerimento foi aprovado por unanimidade e será encaminhado à Comissão Mista, ressaltou o deputado Thiago Albernaz. “Do que valem as comissões de mérito se não se pode discutir projetos que já foram validados pelas Comissões de Constituição e Justiça (CCJ) e Mista”, refletiu. Estamos deliberando sobre uma solicitação do deputado Helio de Souza com o intuito de garantir a discussão de mérito dentro da Comissão de Finanças”, pontuou Albernaz.  

Ambas as matérias receberam parecer favorável dos respectivos relatores na Comissão Mista e se encontram, atualmente, sob pedidos de vista “Não podemos aprovar uma matéria que não está regulamentada. Não podemos votar um projeto que não esclarece quais produtos estarão isentos ou não. E o presidente atendeu à minha solicitação, que foi aprovada”, arrematou Helio de Sousa. Os deputados Paulo Cezar Martins (PL) e Paulo Trabalho (PL) também manifestaram descontentamento com a propositura.

Demais matérias que tiveram os seus respectivos pareceres aprovados:

Processo nº 1051/22 – Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) – Relatório nº 62/2021 – Comacg/GADS/Super/SES-GO-Heja. Relatado pelo deputado Chico KGl pelo arquivamento.

Processo nº 1558/22 – Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO) – Comunica decisão referente à tomada de contas especial. Processo nº 001800042002800. Relatado pelo deputado Chico KGL pelo apensamento ao processo nº 1446/22.

Processo nº 4933/20 – Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO) – Relatório consolidado do Artigo 30, referente ao 3º trimestre de 2020. Processo SEI nº 202000040022545. Relatado pelo deputado Chico KGL pelo arquivamento.

READ  Governo de Goiás entrega TVs para facilitar acesso de alunos da zona rural ao conteúdo de sala de aula

Processo nº 5187/21 – Deputado Amilton Filho – Autoriza realização de convênio especificado. Relatado pelo deputado Chico KGL pela rejeição.

Processo nº 7006/19 – Deputada Lêda Borges – Institui o Prêmio de Professor de Práticas Inovadoras aos docentes da rede pública estadual de ensino. Relatado pelo deputado Cairo Salim pela diligência à Secretaria de Estado da Educação.

Projetos distribuídos para relatoria

Processo nº 10760/22 – Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) – Relatório Comacg nº 25/2022 – Hospital Estadual de Anápolis (Heana). Distribuído ao deputado Chico KGL.

Processo nº 10761/22 – Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) – Relatório Comacg nº 23/2022 – Comacg/GAOS/Super/SES/GO. Distribuído ao deputado Helio de Sousa.

Processo nº 10759/22 – Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) – Relatório Comacg nº 09/2022 – Comacg/GAOS/Super/SES/GO. Distribuído ao deputado Henrique César.

Processo nº 10303/22 – Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) – Errata referente ao relatório Comacg nº 55/2021 Comacg/GAOS/Super/SES/GO. Distribuído ao deputado Wilde Cambão.

Processo nº 1941/22 – Deputado Amauri Ribeiro – Disciplina a exploração comercial por barraqueiros, ambulantes, feirantes e similares, nos eventos fomentados, de forma direta, com recursos públicos. Distribuído ao deputado Tião Caroço.

Processo nº 10023/22 – Deputado Alysson Lima – Altera a Lei nº 11.651, de 26 de dezembro 1991, que institui o Código Tributário do Estado de Goiás (CTE-GO) para conceder isenção do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), sobre a propriedade de veículos novos, especialmente destinados a Microempreendedor Individual (MEI). Distribuído ao deputado Chico KGL.

Processo nº 3663/20 – Deputado Delegado Eduardo Prado – Trata do Auxílio especial a ser pago pelo estado aos dependentes de profissionais de saúde ou de atividades auxiliares essenciais. Distribuído ao deputado Helio de Sousa.

Processo nº 10771/22 – Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) – Relatório Comacg nº33/2022 – Comacg/GAOS/Super/SES/GO e Relatório nº 35/2022 –  Comacg/GAOS/Super/SES/GO. Distribuído ao deputado Henrique César.

Processo nº 10781/22 – Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) – Relatório Comacg nº 31/2022 – Comacg/GAOS/Super/SES/GO e o relatório Comacg nº 34/2022 – Comacg/GAOS/Super/SES/GO. Distribuído ao deputado Wilde Cambão.

Processo nº 10791/22 – Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO) –  Relatórios de gestão fiscal da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), referente ao 3º quadrimestre de 2021. Distribuído ao deputado Zé Carapô.

Fonte: Assembleia Legislativa de GO

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA