Política

Accorsi pleiteia reconhecimento do programa social Cabocla Criações como patrimônio goiano

Publicado

em


Foi apresentado na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) a propositura nº 1396/22, de autoria da deputada Delegada Adriana Accorsi (PT), cujo objetivo é reconhecer e declarar o projeto social Cabocla Criações como patrimônio cultural goiano.

A Cabocla Criações surgiu com Milena Curado, seguindo tradições familiares de bordar peças de roupas em algodão rústico – tecido utilizado por pretos em Vila Boa de Goiás nos séculos XVIII e XIX. O empreendimento foi crescendo e atualmente é um projeto social e empresarial que, por intermédio da arte e cultura, é responsável por importantes realizações humanitárias e promoção da cidadania, conforme justificativa da deputada no texto da matéria.

O projeto firmou parceria, junto ao Poder Judiciário, para a realização do trabalho com a população carcerária – inicialmente com mulheres, para capacitação profissional e produção de peças em troca de redução da pena. Dessa forma, explica a delegada, o projeto contribui para “ressignificação de vida e sentido das pessoas privadas de liberdade, reconstruindo sua dignidade e preparando para a reintegração à sociedade por meio de uma habilidade profissional, com a possibilidade de ter um meio de renda nessa trajetória de recomeço”.

READ  Chance de trabalho para mulheres em vulnerabilidade social

Além disso, o projeto é um importante divulgador da cultura goiana, já que as peças bordadas refletem as riquezas da cidade de Goiás, com versos dos poetas e poetisas e os contornos característicos da região, como a arquitetura das casas, por exemplo, concluiu a deputada.

Por fim, a deputada expôs os vários prêmios que já reconheceram a importância e relevância do programa social e reiterou a constitucionalidade da matéria, por se tratar de proteção ao patrimônio histórico, cultural, artístico, turístico e paisagístico.

A matéria foi recebida pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) e será distribuída a um relator. Se receber aval positivo, o texto retorna ao Plenário da Casa para votação em duas etapas.

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA