Eleições

A baixa representativa feminina na política goiana

Publicado

em

A nova bancada da Alego é composta por quatro mulheres, na Câmara Federal elas somam seis

 

Dos 41 parlamentares da Assembleia Legislativa de Goiás, quatro são mulheres. Mesmo com ampla participação feminina na política, os números mostram que este público permanece longe de alcançar o patamar de representação justo e satisfatório. 

Mesmo que ainda tímida, a presença de candidatas é algo fundamental no fortalecimento da democracia e lutas pelos direitos das mulheres.

Bancada Estadual

As mulheres que ocuparam cadeiras na Alego, ontem,  foram Bia de Lima (PT); Rosângela Rezende (Agir), Vivian Naves (PP) e Zeli Fritsche (PRTB). 

Bia de Lima é presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado de Goiás (Sintego), e trabalha na defesa da Educação e da classe trabalhadora.

A advogada e bancária Vivian Naves é primeira-dama de Anápolis. Ela é formada em Direito pela PUC Goiás e especializada em processo civil. Também é empresária do ramo educacional.

Já para a odontóloga Rosângela Rezende, o foco de atuação será a área da Saúde. A deputada foi secretária de Saúde do Município de Mineiros por 12 anos.

Eleita ao primeiro mandato de deputada estadual, Zeli Fritsche (PRTB) é catarinense, mudou para Valparaíso de Goiás, na Região do Entorno do Distrito Federal. As áreas da Educação, Saúde e Assistência Social são listadas suas maiores.

Bancada Federal

Dos 513 deputados federais eleitos, Goiás conta seis mulheres representando o Estado. A quantidade de representações femininas passou de duas para seis.

As mulheres que ocuparam cadeira são Adriana Accorsi ( PT); Silvye Alves (UB); Flávia Morais (PDT); Magda Mofatto (PL); Marussa Boldrin (MDB); Lêda Borges (PSDB).

Adriana Accorsi é advogada e delegada de polícia. Em 2014, foi eleita deputada estadual, em 2018, reeleita ao segundo mandato, no ano de 2022, eleita deputada federal pelo PT.

A deputada federal Silvye Alves (União Brasil) foi a mais votada em Goiás. Ela é jornalista, apresentadora, repórter. A deputada quer focar em projetos voltados para a Área Social, principalmente aquelas ligadas à defesa das mulheres.

Deputada federal, quatro vezes, por Goiás, Flávia Morais (PDT), também assume cadeira na Câmara Federal. Além de deputada, também é professora, tendo iniciado carreira política na década de 1980, pelo PMDB. 

Magda Mofatto (PL) também fará parte da bancada da Câmara Federal pelos próximos quatro anos. Nascida em Limeira – SP, ela também administra negócios em Caldas Novas, cidade conhecida pelas águas termais. Foi vereadora do município, por três vezes, e prefeita, em 2007.

Marussa Boldrin (MDB) é a mais jovem eleita por Goiás. É engenheira agrônoma, graduada pela Universidade de Rio Verde (UniRV). Foi responsável pelo CREA – Jovem, fez parte da diretoria do Clube Campestre. Em 2016, foi eleita vereadora de Rio Verde, pelo Partido Trabalhista Nacional (PTN), sendo reeleita em 2018.

Deputada Estadual e ex-prefeita de Valparaíso, além de  ex-secretária de Estado de Desenvolvimento Social, a deputada federal  Lêda Borges (PSDB) exerceu também as funções de presidente da Agência Goiana de Desenvolvimento Regional e da Secretária de Estado da Mulher, Igualdade Racial, Direitos Humanos e do Trabalho de Goiás. Ganhou notoriedade em todo o Estado pelo trabalho altamente reconhecido que fez na última gestão do ex-governador Marconi Perillo. Atualmente é grande defensora do Entorno, buscando melhorias para a região.

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA