Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Meio Ambiente

Virada Ambiental vai plantar 13 mil árvores do cerrado no entorno do DF

Publicado

em

Foto: Arquivo Governo de Goiás

A Secretaria do Entorno do Distrito Federal (SEDF-GO) e a Universidade Federal de Goiás (UFG) estão unindo esforços com os municípios da Região Metropolitana do Entorno (RME) para dar início ao projeto Virada Ambiental, uma iniciativa que visa o plantio de árvores em diversas áreas do país. A ação tem como objetivo principal reverter o avanço da degradação ambiental na região, que tem experimentado um crescimento acelerado nos últimos anos.

“Estamos determinados a mudar o rumo da degradação ambiental na região do Entorno, e a colaboração com a UFG, que possui vasta experiência no assunto, é fundamental para atingirmos esse objetivo”, afirmou Caroline Fleury, secretária da SEDF-GO.

Expansão do Projeto

O Virada Ambiental, coordenado pela UFG, já alcançou um impressionante marco de mais de 1,5 milhão de mudas plantadas em 17 estados brasileiros e no Distrito Federal, além de ter se expandido para países como Chile, Portugal e Espanha. O professor Emiliano Godoi, coordenador do projeto, ressaltou a relevância da expansão para o Entorno: “Esta parceria com o Governo de Goiás nos permite atuar em uma área que está se desenvolvendo rapidamente, onde a preservação ambiental é crucial, mas está ameaçada. Com o plantio de mil mudas por município, pretendemos melhorar a infiltração de água, reduzir a erosão, aumentar a umidade e diminuir poluentes gasosos, entre outros benefícios”, explicou o professor.

Ação no Entorno

A ação no Entorno começará no dia 22 de novembro com o plantio de 13 mil mudas de árvores nativas, em um evento que contará com a presença da secretária Caroline Fleury e representantes da UFG em Padre Bernardo. O objetivo é não apenas reflorestar a área, mas também preservar o meio ambiente e melhorar a qualidade do ar.

As áreas selecionadas para o plantio serão determinadas com base em estudos conduzidos pelas secretarias Municipais de Meio Ambiente, Emater, e pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento de Goiás (Semad).

Publicidade
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA