Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Cidades

Operação Depuração desarticula esquema de fraude em concurso público na Câmara Municipal de Porangatu

Publicado

em

Grupo de Atuação Especial do Patrimônio Público

O Ministério Público de Goiás (MPGO), por meio do Grupo de Atuação Especial do Patrimônio Público (GAEPP), iniciou na manhã desta terça-feira (3/9) a Operação Depuração, destinada a apurar fraudes em um concurso público promovido pela Câmara Municipal de Porangatu. A operação visa cumprir mandados de busca e apreensão relacionados a irregularidades no processo seletivo.

Durante a operação, foram cumpridos 10 mandados de busca e apreensão, três em Goiânia e sete em Porangatu, contra diversos agentes públicos, incluindo um vereador, e empresários associados à empresa responsável pela organização do concurso. Os mandados foram autorizados pelo Juízo da Vara Criminal de Porangatu.

As investigações revelaram múltiplas irregularidades, como: falsificação de documentos para simular atos realizados pela comissão do concurso; falta de publicidade adequada do certame; insuficiência de medidas para prevenir fraudes durante a aplicação das provas; alterações não justificadas em gabaritos, entre outras práticas ilegais.
Além do concurso em Porangatu, a empresa investigada está sob suspeita de irregularidades semelhantes em outros concursos realizados em Morrinhos, Nazário, Uruana e Abadia de Goiás.

A Operação Depuração apura crimes como associação criminosa, falsificação de documentos públicos, falsidade ideológica, fraude em concurso público, frustração de caráter competitivo de licitação, e fraude em licitação e contrato, conforme os artigos 288, 297, 299, 311-A, 337-F e 337-L do Código Penal.

A ação conta com a participação de 12 promotores de Justiça, além do suporte operacional da Coordenadoria de Segurança Institucional e Inteligência (CSI) do MPGO e da Polícia Militar do Estado de Goiás.

Publicidade
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA