Geral
Comurg desenvolve sistema de monitoramento de operações
Sala de Integração visa reunir dados que serão usados no planejamento dos serviços diários
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), trabalha na implementação de um sistema interno inédito que vai permitir o acompanhamento em tempo real de todas as frentes de operação da Comurg. A chamada Sala de Integração visa reunir dados fundamentais para a presidência e suas diretorias planejarem os serviços diários de limpeza urbana que serão executados com maior celeridade e eficiência.
“Por meio desse novo sistema é possível, por exemplo, rastrear nossa frota via GPS para saber quantos dos nossos caminhões estão operando na coleta de lixo e por quais bairros passaram”, afirma o diretor de Planejamento da Comurg, Vinicius Nogueira. “Atividades, como varrição e remoção de entulhos, também podem ser acompanhadas regularmente, com indicativo do percentual de execução dos serviços em cada região da cidade”, aponta.
Além de monitorar as frentes de trabalho, a Sala de Integração também vai gerar um raio X completo do suporte ao cidadão via WhatsApp. “Os moradores apresentam suas demandas, e fornecem o CEP de suas residências. A partir daí, é possível elaborar um ‘mapa de calor’ de atendimento que vai apontar os bairros onde precisamos agir com mais intensidade em relação a um determinado serviço”, explica Vinicius Nogueira.
Apesar da implantação ainda estar em curso, em apenas 14 dias de funcionamento preliminar, a Sala de Integração já produziu relatórios de eficiência de logística, que apontam onde caminhões operam com mais eficiência; atendimento ao público, com mais de 1.200 protocolos cumpridos; volume diário de lixo gerado e coletado em Goiânia; gestão do Aterro Sanitário do município.
“O custo do sistema é baixíssimo, em vistas do salto de qualidade que teremos na prestação de serviços à população goianiense. Investimos basicamente em infraestrutura, com a compra de televisores e computadores. Toda a parte operacional, de mão de obra qualificada e tecnologia de geoprocessamento, absorvemos nos nossos próprios quadros, dentre os talentos que já fazem parte da nossa Companhia”, ressalta o presidente da Comurg, Alisson Borges.
De acordo com Alisson Borges, o tempo em que as diretorias da empresa agiam de forma descoordenada ficou no passado. “Cada departamento vai contar com um painel de controle, e os colaboradores serão devidamente treinados para operar o sistema. O nome Sala de Integração não é em vão. Queremos todas as diretorias em comunicação para levar o melhor serviço ao cidadão, de forma cada vez mais proativa e menos demandada”, conclui.
Foto: Rafael Messias/Comurg
-
Edição Digital7 dias atrás
Edição 5878
-
Edição Digital6 dias atrás
Edição 5879
-
Agropecuária5 dias atrás
Inscrições do Agrocolégio são prorrogadas até dia 4 de novembro
-
Destaque5 dias atrás
Ronaldo Caiado mostra força e vence Bolsonaro em Goiás
-
Política5 dias atrás
Eleito prefeito, Mabel enfatiza compromisso para transformar Goiânia: “Maior missão da minha vida”
-
Agropecuária5 dias atrás
Agrodefesa alerta para cadastro das lavouras de soja em Goiás
-
Meio Ambiente5 dias atrás
Apenas 21% dos municípios goianos não deram início ao encerramento de lixões
-
Cidades5 dias atrás
Finados: pesquisa do Procon aponta variação de até 574% em preço de flores
Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar