Economia

Ministro da Fazenda indica servidor de carreira para presidir Carf

Publicado

em

O auditor fiscal da Receita Federal Carlos Higino Ribeiro de Alencar comandará o Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), anunciou hoje (5) o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. O Carf é o órgão que julga recursos administrativos de contribuintes contra a Receita Federal.

O novo presidente do Carf foi ministro interino e secretário executivo da Controladoria-Geral da União (CGU), secretário de Transparência e Controle do Distrito Federal e secretário executivo da Comissão de Ética Pública da Presidência da República (CEP).

Na Receita Federal, foi diretor, coordenador-geral e chefe de Divisão, além de representante do órgão no Comitê de Monitoramento e Avaliação de Subsídios da União (CMAS). Atuou ainda como presidente do Conselho Fiscal do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e da corretora do Banco Regional de Brasília (BRB).

Graduado em economia pela Universidade de São Paulo (USP), em 1994, Alencar formou-se em direito pela Universidade Federal do Ceará, em 2003. Tem mestrado em direito constitucional pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), em 2009, e de doutor em direito pelo Centro Universitário de Brasília (2022), tendo como um dos orientadores um professor da Universidade de Paris 1, Panthéon Sorbonne, na França.

READ  STF: Ministro suspende lei que libera garimpo com uso de mercúrio em Roraima

Alencar também atuou como pesquisador visitante na Universidade de Syracuse, nos Estados Unidos. Segundo o Ministério da Fazenda, os trâmites para a nomeação oficial do novo presidente do Carf estão em andamento.

Edição: Fernando Fraga

Fonte: EBC Economia

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA