Cidades

Rogério Cruz abre ação especial Goiânia Sempre Rosa, com oferta de 300 exames preventivos, e reforça compromisso da gestão de cuidar das pessoas

Publicado

em

O prefeito Rogério Cruz abriu, na manhã deste sábado (05/11), ação especial Goiânia Sempre Rosa – Saúde é Prioridade, na Escola Municipal Dom Tomás Balduíno, no Residencial Jardins do Cerrado I.

A programação estabelecida pela Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza serviços de prevenção, educação e promoção da saúde mamária às mulheres da região, e, ao longo do dia, ofertará 300 exames gratuitos, como ultrassom de mama, abdômen total, pélvica e de tireoide.

Ao abrir o evento, Rogério Cruz destacou a importância de instituir o programa, em 2021, como forma de ampliar o atendimento às mulheres, na prevenção ao câncer de mama.

“Goiânia não celebra apenas o Outubro Rosa, pois desde o ano passado, celebramos o programa Goiânia Sempre Rosa, projeto que saiu da gaveta da doutora Rosemar Macedo, professora e mastologista, e nós abraçamos essa causa, junto com a primeira-dama Thelma Cruz”, afirma o prefeito

Para Rogério Cruz, o programa significa prevenção, para que as mulheres tenham cuidado com eventuais sinais do câncer de mama, e afirma que a Prefeitura de Goiânia oferece serviços na rede municipal de Saúde. “A ação Goiânia Sempre Rosa é uma forma de a prefeitura oferecer suporte às mulheres, para que tenham informações sobre a prevenção da doença, dando a elas mais alívio e conforto, pois sabemos que é um tratamento muito complicado, que causa desgaste desânimo”, pontua.

READ  Em Rio Verde, Caiado inaugura terceiro colégio Padrão Século XXI

Titular da Secretaria Municipal de Saúde, Durval Pedroso, ao participar da abertura da ação especial Residencial Jardins do Cerrado I, destacou o processo de capacitação de agentes comunitários de saúde. “Esses agentes estão em contato, todos os dias, com as pessoas, entrando nas casas delas, levando a promoção da saúde, no sentido de alertar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama”, pontua.

Acolhimento
Ao anunciar uma proposta do Ministério da Saúde, que tomou conhecimento em congresso que participou, em Aracaju (SE), de fazer mapeamento de oncologia, por agentes de saúde, em todo o país, Durval Pedroso disse que Goiânia sai na frente nesse trabalho preventivo. “Podemos dizer que Goiânia está na frente, em relação à plataforma apresentada pelo Ministério da Saúde. Muito antes disso, o programa Goiânia Sempre Rosa, já via essa necessidade de capacitar os agentes de saúde, como forma de levar informação, para facilitar o diagnóstico do câncer de mama, dentro da casa das pessoas”.

READ  Em Hidrolândia, Caiado lança 1.156 moradias a custo zero em 30 municípios goianos

Durval Pedroso destacou, ainda, o incentivo que Rogério Cruz tem dado a esse programa, e que também foi abraçado pela primeira-dama Thelma Cruz. “Essas atividades, de levar a saúde até as pessoas, são uma determinação do prefeito Rogério Cruz, que defende a necessidade de facilitar cada vez mais o acesso à saúde, em bairros mais distantes”, afirma.

Presente no evento, a primeira-dama Thelma Cruz falou da importância de a prefeitura ofertar cada vez mais serviços de saúde à população da capital, principalmente aos mais vulneráveis. “Com saúde não se brinca, e para nós, cuidar das pessoas é prioridade da gestão Rogério Cruz”, ressalta.

A médica e professora universitária Rosemar Macedo, que elaborou o projeto Goiânia Sempre Rosa, destacou o apoio que recebeu, por parte do prefeito e da primeira-dama, para colocar o programa em prática. “De nada adianta o nosso conhecimento médico, enquanto professores de uma universidade, se isso não tem respaldo para que saia da instituição, e vá para o seu bem maior, que é chegar à população”, disse.

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia

Fonte: Prefeitura de Goiânia – GO

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA