Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Geral

Dia de Campo apresenta boas práticas agrícolas na cultura da mandioca irrigada

Publicado

em

Com produtividade em torno de 20 toneladas de mandioca irrigada, tipo Cacau Melhorada, o produtor Washington Martins recebeu na manhã desta quinta-feira, 20, na Fazenda Recando do Vale, município de Lajeado, produtores e técnicos para a realização de Dia de Campo em Mandiocultura. A propriedade assistida pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) é exemplo de boas práticas agrícolas na cultura da mandioca.

Acompanhado pelo extensionista Saint Hunter, e com apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o produtor relata que começou a atividade há cinco anos e hoje trabalha com cinco hectares de área plantada e irrigada, e planeja expandir a produção em mais cinco hectares.

“Tem cinco anos que a gente vem trabalhando com cultura da mandioca, especificamente a cacau melhorada, uma variedade que tem boa aceitação no mercado de Palmas; e a gente visa esse mercado. E a gente está trabalhando para plantar, ainda este ano, mais cinco hectares, uma parte para ser irrigado e outra para ser sequeiro e com projeto futuro de ampliar ainda mais essa área. Contamos o apoio técnico do Ruraltins e da Embrapa, com um técnico que sempre está presente aqui, às vezes não presencialmente, mas estamos sempre em contato e que tem ajudado muito a gente é o engenheiro agrônomo Saint Hunter, um parceirão aqui desde o início da implantação do nosso projeto. Ele me apresentou o trio da produtividade, juntamente com o doutor Gustavo [Azevedo], que é outro técnico da Embrapa, e a partir do momento que a gente implantou esse projeto aqui nessa propriedade a gente teve um aumento significativo na produção algo em torno de 25%, e a gente vem melhorando ainda mais esse projeto, trabalhando com novas técnicas, novos produtos e até mesmo no manejo da cultura”, relatou o produtor.

No evento, a abordagem foi sobre a fertirrigação e o cultivo irrigado na cultura da mandioca, que de maneira eficiente e com manejo adequado garantem maior produtividade. Outro ponto levantado foi o trio da produtividade, que consiste em um conjunto de boas práticas para o cultivo da mandioca, a partir de técnicas simples, como um arranjo espacial e capinas regulares associadas a materiais genéticos (manivas-sementes) de boa qualidade, o que possibilita o aumento da produtividade.

Para o engenheiro agrônomo, e um dos organizadores do evento, Cristiano Freire, do Ruraltins de Miracema, o Dia de Campo é uma ação de apoio ao desenvolvimento de boas práticas agrícolas no cultivo da mandioca para o município e região.

O produtor de Tocantínia, Antônio Pedro Soares Foia, trabalha com uma pequena área de cultivo de mandioca, além da criação de aves, e recebeu com bastante interesse todas as informações oferecidas no evento. “Sou produtor rural e recebo assistência do Ruraltins de Tocantinia, e hoje eu vim buscar mais conhecimento para melhorar a produtividade na minha propreidade”, disse. 

O Dia de Campo faz parte das metas do Convênio Oportunidade nº 839847/2016, firmado entre Governo do Tocantins e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Executado em todas as regiões do Estado pelo Ruraltins, o Convênio Oportunidade tem por finalidade fortalecer os serviços de assistência técnica e extensão rural, no sentido de garantir ao agricultor familiar melhorias na gestão da sua propriedade, favorecendo maior geração de renda e melhoria na qualidade de vida da sua família.

Dia de Campo é uma ação de apoio ao desenvolvimento de boas práticas agrícolas no cultivo da mandioca para o município e região – Ruraltins/Governo do Tocantins

Propriedade assistida pelo Ruraltins é exemplo de boas práticas na cultura da mandioca, em Lajeado – Ruraltins/Governo do Tocantins

Fonte: Governo TO

Publicidade
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA