Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Política

Bosque do Parlamento estadual

Publicado

em

O presidente Lissauer Vieira (PSD), ombreado por deputados e representantes de servidores e poderes do Estado de Goiás, conduziu, na manhã desta quarta-feira, 22, a inauguração de um bosque na nova sede da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), e o descerramento de uma placa em homenagem a todos os funcionários envolvidos na execução da obra do Palácio Maguito Vilela.

O bosque foi inaugurado com o plantio de mudas nativas do Cerrado, obtidas em parceria entre a Alego e a Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg). Foram plantadas 50 árvores, sendo dez de cada variedade: acácia javânica, ipê-branco, ipê-roxo, resedá gigante e pata-de-vaca. O bosque faz divisa com o Ministério Público Federal (MPF) e o acesso é feito pelo estacionamento do subsolo 2, no setor C e pelo térreo, por meio da rampa lateral externa do grande auditório.

A assessora adjunta à Secretaria de Controle de Obras e Engenharia da Alego, Cibelle Batista Damasceno, informa que a construção do bosque foi idealizada por Lissauer Vieira. “O presidente fez questão que a Alego tivesse esse espaço ambiental, para que os servidores e toda a população tenham um ambiente mais fresco e arborizado. O espaço tem mais de 5 mil metros quadrados, com iluminação e disponibiliza assentos para trazer mais conforto a todos.”

De acordo com Lissauer Vieira, o objetivo é valorizar o que é da região, criar um ambiente agradável e trazer um pouco do que a Assembleia tinha em sua antiga sede, localizada em meio ao Bosque dos Buritis, no bairro Setor Oeste da Capital.

Homenagem

Na oportunidade, também, houve o descerramento de uma placa em homenagem a todos os colaboradores que participaram da execução da obra da nova sede do Parlamento estadual. Lissauer fez questão de destacar a importância de cada um que ajudou a levantar a edificação. 

“Vocês podem afirmar que também fazem parte e colaboraram com o Legislativo goiano. Tínhamos uma sede antiga que não atendia as necessidades. E se passaram mais de 20 anos do sonho idealizado para este momento. Existe aí uma longa história da qual vocês podem se orgulhar de fazer parte. Por isso digo que os 1.083 colaboradores que estão com seus nomes eternizados na placa que hoje descerramos, são e devem se sentir parte da família da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás. Gratidão é a palavra que tenho para resumir o sentimento que sinto”, enalteceu o presidente da Alego.

Participaram dos eventos, além do presidente Lissauer e dos deputados Antônio Gomide (PT), Helio de Sousa (PSDB) e Amauri Ribeiro (UB), o ex-deputado Maycllyn Carreiro; o representante da JL Constutora, Emerson Zelazowski; o secretário de Controle de Obras e Engenharia da Alego, Rodrigo Silva Santos; o presidente da Comurg, Alisson Silva Borges, representante do prefeito da Capital, Rogério Cruz (Republicanos); além dezenas de funcionários da JL Contrutora, entre outros.

Prédio inteligente

O bosque da Alego é mais um espaço para conforto dos servidores e dos visitantes em geral. O prédio, pensado na concepção inteligente, foi projetado e construído dentro dos conceitos mais modernos de sustentabilidade. O projeto do edifício foi pensado para tornar mais racional e inteligente o consumo de água e energia elétrica.

Além disso, o projeto arquitetônico permite aproveitamento da luz solar para iluminar e a ventilação das áreas de circulação. Apenas os ambientes fechados são climatizados e iluminados artificialmente. Também foram pensados vários dispositivos para o reaproveitamento de água.

A água usada para limpeza e jardinagem virá de reservatórios de coleta de água da chuva e do sistema de ar-condicionado. Na área externa, 52 caixas de recarga de lençol freático favorecem a permeabilidade do solo.

Publicidade
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA