Política
Governadoria encaminha novo nome para diretoria executiva da GoiasPrev
A Governadoria encaminhou processo legislativo a ser apreciado pela Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), visando a nomeação de Yuri Martí Santana Santos para compor a Diretoria Executiva da Goiás Previdência (Goiasprev), exercendo o cargo de diretor de Gestão Integrada. A solicitação é baseada na Lei Complementar estadual nº 66 (artigo 10, parágrafos 1º e 2 º), de 27 de janeiro de 2009, com alterações posteriores, especialmente da Lei Complementar estadual nº 150, de 10 de junho de 2019.
O documento relata que o futuro diretor da GoiasPrev possui qualificação técnica para assumir o exercício das funções inerentes ao cargo, graças a sua experiência profissional. O indicado pela Governadoria é formado em Ciências Atuariais, com mestrado em estatística, e certificado pelo Instituto de Certificação e Seguridade Social, além de ter domínio das ferramentas computacionais necessárias à gestão dos investimentos, cujas informações podem ser aferidas pelo currículo e certificados anexados no ofício.
De acordo com a Governadoria, para assumir o posto, o indicado comprovou possuir as competências atribuídas à Diretoria de Gestão Integrada, constando dentre as citadas: a coordenação das atividades de gestão de pessoas, da folha de pagamento de inativos e pensionistas, do patrimônio, da execução da contabilidade orçamentária, financeira e patrimonial, dos serviços administrativos, do planejamento, bem como as atividades relacionadas aos investimentos dos recursos financeiros dos Fundos Financeiro e Previdenciário, bem como os da Autarquia.
Por último, a Governadoria ressalta como fundamental para o desempenho das funções do referido cargo que o nomeado tenha, dentre outros, conhecimentos técnicos relacionados a gestão de ativos e passivos financeiros, fronteira eficiente para decisão de investimentos e conhecimento de todas as normas federais relacionadas a investimentos no âmbito do RPPS. Alerta, ainda, que a posição requer, fortemente, que o indicado possua certificação profissional comprovada, o que segundo consta já foi cumprido, demonstrando que ele tem as exigências para o cargo.
O órgão estadual denominado GoiasPrev foi criada pela Lei Complementar nº 66/2009 com o objetivo de gerir recursos previdenciários para conceder e manter os benefícios previstos em lei, destinados aos segurados e dependentes do Regime Próprio de Previdência dos Servidores Públicos (RPPS) e do Regime Próprio de Previdência dos Militares (RPPM), do Estado de Goiás.
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