Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Política

Reestruturações organizacionais e de carreiras são destaques hoje

Publicado

em


A sessão ordinária do Plenário da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) desta terça-feira, 29, deve contar com 79 processos legislativos na pauta para apreciação dos deputados. Com início às 15 horas, a terceira reunião deliberativa da semana será realizada pelo sistema híbrido, com parte dos parlamentares trabalhando de forma presencial, no Palácio Maguito Vilela, e outra parte de suas residências ou escritórios, em sistema remoto. 

Para a reunião, a pauta traz oito projetos de lei de iniciativa parlamentar para votação definitiva, 35 em fase de primeira apreciação e 29 pareceres favoráveis aprovados pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ). Podem ser analisados, também, em fase definitiva, dois projetos do Executivo e um da Mesa Diretora da Casa.

Há ainda na pauta, em apreciação única, uma apresentação à Câmara dos Deputados, de uma Proposta de Emenda à Constituição Federal (PEC), e três indicações de nomes para o Conselho Estadual de Educação.

Estrutura organizacional do Executivo

Dentre as matérias já constantes da pauta de votações, destaque para a proposta que altera a legislação que criou o Programa Simplifica Goiás. De autoria da Governadoria, a proposta altera a Lei n° 20.491, de junho de 2019, que estabelece a organização administrativa do Poder Executivo. E também a Lei 21.239, de janeiro de 2022, que alterou a Lei 20.491 e a Lei 20.846, de setembro de 2020, que institui a Política Estadual de Atendimento ao Cidadão e cria o Programa Simplifica Goiás. 

Especificamente, o projeto de lei, que está protocolado na Alego sob o nº 1170/22, busca modificar a estrutura organizacional do Gabinete Particular do Governador, integrante da Governadoria, bem como da Secretaria-Geral da Governadoria (SGG) e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi). O objetivo é promover maior eficiência e eficácia aos serviços prestados.

Procuradoria da Alego

Os deputados também podem aprovar em definitivo o projeto de nº 1300/22, de autoria da Mesa Diretora, que objetiva o fortalecimento do Poder Legislativo por meio da reestruturação da carreira da Procuradoria-Geral da Assembleia Legislativa.

De acordo com a proposição, o objetivo é adequar a carreira da Procuradoria-Geral da Assembleia Legislativa às carreiras jurídicas correlatas do serviço público estadual, tendo, sobretudo, como referência a reestruturação da carreira da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) promovida pela Lei Complementar nº 123, de 2016.

A Procuradoria-Geral da Alego é permanente e incumbida do exercício da defesa e representação judicial e do assessoramento técnico-jurídico dos deputados estaduais e da Alego no desempenho de suas importantes competências constitucionais, além do assessoramento no controle externo, da consultoria jurídica.

Para mais informações sobre as matérias que devem ser apreciadas nesta terça-feira, 29, consulte a pauta prévia

Sessões ordinárias 

As sessões ordinárias constituem o calendário anual de trabalho legislativo e possuem a Ordem do Dia previamente designada, ou seja, têm uma pauta de votação. São realizadas normalmente às terças, quartas e quintas-feiras e compõem-se das seguintes fases: Abertura, onde são feitas apresentações de matérias e demais comunicações parlamentares; Pequeno Expediente; Grande Expediente; e a Ordem do Dia.   

Para garantir a transparência, o Legislativo goiano transmite, ao vivo, todas as sessões, e a população pode acompanhar os trabalhos pela TV Alego (canais 3.2 da TV aberta, 8 da NET Claro e 7 da Gigabyte Telecom) pelo site oficial do Parlamento estadual (portal.al.go.leg.br) e, ainda, pelo canal do Youtube. 

Publicidade
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA