Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Cidades

Prefeitura de Goiânia, por meio do Programa Estratégia de Saúde da Família, assegura assistência a moradores em 368 bairros da capital

Publicado

em


A Prefeitura de Goiânia, por meio do programa Estratégia de Saúde da Família, presta assistência à saúde de famílias de 368 bairros da capital, atualmente cadastradas no sistema. Diariamente, agentes de saúde visitam domicílios para levar informações sobre vacinação, consultas, e auxiliar no encaminhamento a atendimentos médicos. Público assistido é usuário do SUS.

Cada equipe de saúde da família possui, em média, cinco agentes comunitários de saúde, responsáveis pelo atendimento a até 750 famílias cadastradas. O cadastro é feito pelos próprios agentes que, em contato com as famílias, averiguam a necessidade de acolhimento pelo programa.

As equipes são formadas por médicos, odontólogos, técnicos e auxiliares de enfermagem, e agentes comunitários de saúde. Quando constatada necessidade de consulta médica, agentes encaminham pacientes aos Centros de Saúde da Família (CSF). “Projeto abrange diferentes tipos de serviços e comprova o cuidado que temos com nossa população”, afirma prefeito Rogério Cruz, ao observar que as visitas levam em conta território, condições sócio econômicas, culturais e epidemiológicas.

Foto: Dayane Pereira

Somente no mês de janeiro, 603.140 pessoas foram atendidas por 190 equipes do programa. O acompanhamento a 1.200 famílias do Residencial Real Conquista, por exemplo, já resultou em mais de 2.800 atendimentos mensais realizados no Centro de Saúde Família (CSF).

O grupo de Agentes Comunitário da Saúde é formado por três equipes, que visitam, em média, oito famílias por dia. “Dessa forma, cada equipe atende aproximadamente a quatro mil pessoas por mês. Cuidamos da atenção primária, da prevenção às doenças. Todas as informações que temos, levamos às famílias, e tudo que pudermos providenciar para ajudá-las, é feito”, afirma a agente de saúde Celina Alves destaca.

Moradora do Residencial Real Conquista, Amanda Teles, 46 anos, afirma se sentir acolhida pelos agentes de saúde. “Sempre estão aqui nos orientando. Às vezes nos esquecemos de alguns cuidados, mas aí eles vêm e nos ajudam. Sinto que são como amigos nossos”

Inclusão
O cadastro é feito pelos os Agentes Comunitário da Saúde (ACS) nas atualizações das visitas. Basta que o cidadão apresente documentos pessoais, cartão do SUS e comprovante de endereço.

“É importante manter os dados atualizados, pois facilita a localização do cidadão, em caso de necessidade de contato, para monitorar ou vigiar alguma condição de saúde”, explica Acácia Spirandelli, diretora de Atenção Primária e Promoção da Saúde da SMS.

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia

Publicidade
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA