Cidades

Goiânia amplia escolas de tempo integral e divulga orientações de atendimento

Publicado

em


A Prefeitura de Goiânia ampliou as escolas de tempo integral de 35 para 40 e divulgou as principais orientações para o atendimento pedagógico nessas unidades. Em 2022, o atendimento acontecerá das 7h às 17h15 e contará com inúmeras atividades que visam fortalecer o ensino e recuperar as aprendizagens dos alunos matriculados no Ensino Fundamental.

A Secretaria Municipal de Educação (SME) destaca que, ao todo, os estudantes permanecerão nove horas nas instituições. Durante esse período de permanência serão servidas três refeições, incluindo o café da manhã, almoço e lanche da tarde, e realizadas atividades dentro e fora das salas de aula. Além disso, haverá horário para higiene pessoal e intervalos para momentos de descanso e tranquilidade.

Uma das principais mudanças é a presença do professor Articulador de Alfabetização, do professor Articulador do Núcleo Diversificado e do professor Articulador de Higiene e Alimentação. Na modalidade, a SME vai priorizar o letramento, numeramento, projetos complementares e tutorias.

“A nossa missão é garantir que os conhecimentos e as vivências, por meio de uma jornada ampliada nas unidades de tempo integral, ofereça aos estudantes atividades educativas diversificadas que priorizem práticas de leitura e escrita, estudo matemático e estudo orientado”, explica o secretário o titular da SME, Wellington Bessa.

READ  Expansão da educação básica em tempo integral tem sanção do Executivo

Além disso, no atual formato, foram adicionadas atividades ampliadoras dentro do currículo com abordagens diferenciadas no contraturno das aulas. Clube de Leitura, Tecnologias Digitais, Arte e Movimento, Construções Matemáticas são algumas das iniciativas que serão desenvolvidas nas instituições.

As tecnologias digitais também serão abordadas com o objetivo de viabilizar a comunicação, o uso das mídias e a cultura digital, proporcionando aos estudantes a utilização da tecnologia com informações diversificadas. “Isso mostra o empenho da gestão em conciliar as necessidades básicas de nossos estudantes e suas realidades. Por isso, a ampliação do ensino de tempo integral vai ao encontro de uma Educação cada vez mais conectada com o progresso”, destaca o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz.

Confira a lista de todas as 40 Instituições de Ensino de Tempo Integral de Goiânia

Jenhiffer Medeiros e Thiago Araújo, da editoria de Educação

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA