Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Cidades

Escolas e Cmeis de Goiânia se tornam canteiros de obras

Publicado

em


A comunidade escolar vai presenciar neste início de ano melhorias físicas significativas nas estruturas das escolas e Cmeis de Goiânia. Nas últimas semanas, a Prefeitura de Goiânia liberou R$ 33,1 milhões para ampliação e reforma de 331 instituições educacionais. Os recursos extras foram enviados de forma descentralizada para as unidades, que ficaram responsáveis por definir, em parceria com os conselhos gestores e escolares, as demandas mais urgentes.

A Escola Municipal Vereador Carlos Eurico, por exemplo, resolveu investir em segurança, na construção de um novo muro, na pintura geral, na instalação de um parquinho e de mecanismos de acessibilidade e na substituição da rede elétrica. Já a E.M. Maria Helena Batista Bretas decidiu substituir o piso de todos os ambientes da unidade, como salas de aula, corredores e espaços de convivência. 

O conselho gestor do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Dom Antônio Ribeiro de Oliveira, no Setor Universitário, está aplicando os recursos na reforma geral da unidade. O local, que antes abrigava a sede da Secretaria Municipal de Educação (SME), está sendo ampliado para receber 210 crianças. O Cmei Brisas da Mata é outra instituição que está investindo na reforma completa para receber as crianças. 

Ao todo, cada unidade recebeu, por meio do Programa Escola Viva, R$ 100 mil do tesouro municipal. “Com esses investimentos, a gestão municipal promove frentes de serviços nas unidades de ensino. O trabalho é permanente e visa garantir que as crianças e os estudantes sejam acolhidos em ambientes adequados para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem”, afirma o prefeito Rogério Cruz. 

Segundo o titular da SME, Wellington Bessa, neste início de ano as escolas e CMEIs se tornaram verdadeiros canteiros de obras. “Veremos importantes melhorias na rede física já neste primeiro semestre de 2022 e é a primeira vez que a Prefeitura de Goiânia envia recursos extras para a melhoria de 100% das unidades no início de um semestre letivo”, pontua. 

A aplicação dos recursos, por sua vez, é fiscalizada pela Gerência de Acompanhamento e Manutenção da Rede Física da SME e pelos conselhos eleitos de cada unidade. Os gastos são acompanhados ainda pela Diretoria Administrativa e pela Gerência de Controle e Prestação de Contas da SME. 

Thiago Araújo, da editoria de Educação

Publicidade
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA