Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Política

Chico KGL quer política de incentivo à exportação para indústria do vestuário

Publicado

em


Tramita na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) o projeto de lei n° 8303/21, assinado pelo deputado Chico KGL (DEM). O texto tem o intuito de instituir, em Goiás, uma Política de Incentivo à Cultura Exportadora da Indústria do Vestuário.

A proposta traz um conjunto de diretrizes e metas destinadas a orientação, incremento e fortalecimento do comércio exterior goiano. Tudo será viabilizado por meio da adoção de políticas públicas voltadas às grandes, médias, pequenas e microempresas. A intenção é garantir, dentre outros pontos, o aperfeiçoamento dos processos produtivos, bem como a projeção ao mercado exterior. 

KGL propõe, ainda, a criação de um Conselho Gestor cujo objetivo será avaliar e aprimorar periodicamente os protocolos em questão. O grupo, conforme estabelecido no texto, será formado por representantes da Secretaria da Economia, da Secretaria de Indústria e Comércio, da Secretaria de Assistência Social, da Federação das Indústrias do Estado de Goiás, e do sindicato e da associação representativa da categoria, além de um representante do Poder Legislativo. 

A intenção é fazer, também, com que o estado, por meio desta política, adote medidas para ampliar, aprimorar e facilitar o acesso a informações do Sistema de Consulta aos Acordos de Preferência Tarifária por parte do setor privado.

O objetivo é estimular a maior utilização dos benefícios tarifários concedidos para exportações brasileiras. “As ações de promoção comercial, elaboradas de maneira coordenada entre o Poder Público e a iniciativa privada apoiarão as vendas de bens e serviços goianos ao exterior, com vistas à abertura, consolidação, manutenção e recuperação de mercados tradicionais e emergentes”, diz um trecho da matéria. 

Em justificativa, o parlamentar afirma que, com apoio, qualquer empresa, independentemente de seu tamanho, seja capaz de se tornar um agente de comércio exterior.

KGL enfatiza, na sequência, que o projeto representa um compilado de eixos de atuação do Poder Público estratégicos tanto economicamente como para a promoção do bem-estar social e que conseguem atender à sociedade goiana em sua necessidade de crescer economicamente pautados, sobretudo, na justiça social, bem como na sustentabilidade ambiental.

A proposta está no Comissão de Constituição, Justiça e Redação, onde aguarda relatório da deputada Delegada Adriana Accorsi (PT).

Publicidade
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA