Cidades

Goiânia promove Semana de Erradicação da Violência Obstétrica

Publicado

em


Goiânia promove entre os dias 29 de novembro e 4 de dezembro a Semana de Erradicação da Violência Obstétrica. A programação contará com diversas atividades e eventos, com o objetivo de sensibilizar, informar e trazer visibilidade para um tema ainda pouco discutido socialmente. A semana é idealizada por um grupo de mães e amigas, chamadas Gabriela Margarida, Mirela da Mata e Flor de Luz, e conta com o apoio de associações em defesa das mulheres e da Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas (SMDHPA). Toda população goiana está convidada a participar das atividades da programação.
 
A iniciativa também tem como parceria a vereadora Aava Santiago, a Izabella Devoti Advocacia, a Ouvidoria da Mulher, a Amiz Goiás, a Associação de Doulas de Goiás, a Matriusca, a Associação Curando Ivo, a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás e a Associação de Acolhimento a Pessoa com Paralisia Cerebral.
 
De acordo com a Fundação Perseu Abramo, a cada quatro mães, pelo menos uma passa por situações de violência obstétrica, entre elas estão a recusa de atendimento, agressões verbais, intervenções e procedimentos médicos não necessários. No entanto, o medo, somado à falta de conhecimento sobre o assunto, atrapalha a existência de denúncias e das discussões sobre o tema, o que pretende ser combatido a partir desta semana de atenção.
 
A doula e educadora perinatal, Flor de Luz, afirma que a ideia surgiu da sensação de impotência que sentia acompanhando mulheres em trabalho de parto que sofrem todo tipo de violência obstétrica nos hospitais. “A partir disso, buscamos o apoio de diversas instituições parceiras da causa para fazer com que a semana se tornasse realidade, uma delas foi a Prefeitura de Goiânia por meio da SMDHPA”, destaca.
 
“A violência obstétrica sempre foi uma problemática que me chamou atenção, inclusive fui proponente do projeto de Lei que garante a presença de doulas durante o período de parto e pós-parto nos hospitais de Goiânia. Agora, como secretária de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas, isso ganha uma nova amplitude, com a participação e o apoio direto a iniciativas como a Semana de Erradicação. A mobilização da sociedade goiana com essa pauta é importantíssima”, afirma Cristina Lopes. Durante os eventos, também serão arrecadadas doações de absorventes descartáveis, reutilizáveis ou calcinhas absorventes para meninas e mulheres em estado de vulnerabilidade.
 
Programação
 
30/11
 
18h: Roda de Conversa “Como evitar violência obstétrica e o que fazer caso aconteça” – Conduzida por Dra. Izabela Devotti, com a presença de Dra. Marina Araújo.
Local: Yvy Café
 
01/12
 
18h: Roda de conversa “Parto Respeitoso” – Conduzida pela enfermeira obstetra Maíra Mathews.
Local: Yvy Café
 
 
02/12 
 
15h30: Roda de Conversa “Como a violência obstétrica influencia  no diagnóstico  de Paralisia Cerebral em bebês” – Paula Godoi APC-GO
Local: Yvy Café
 
 
17h: Roda de conversa “Rede de apoio existe?” – Conduzida por Dra. Cristina Lopes, Secretária de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas de Goiânia e Jordana Araújo Azumari, secretária executiva.
Local: Yvy Café
 
 
03/12 
 
18h: Gira de Benção e Rezo pela paz
Local: Santuário da Mãe Natureza
Obs.: necessário confirmação de presença via direct do perfil do instagram: @santuariodamaenatureza 
 
04/12 
 
18h: Coquetel de lançamento do livro “Diário dos Sonhos” (Uma narrativa sobre parto, puerpério e mergulho interior)
Local: Môi Goiânia
 
19h: Exibição “Ocitocina” e Encerramento com posicionamento de Dra. Mônica Mori. 
Local: Môi Goiânia
 
Serviço
 
O quê: Semana de Erradicação da Violência Obstétrica
Data: 29/11/2021 a 04/11/2021
Sobre o evento: A Semana de Erradicação da Violência Obstétrica contará com diversas atividades e eventos, com o objetivo de sensibilizar, informar e trazer visibilidade para um tema ainda pouco discutido socialmente. A Semana é organizada por um grupo de mães e associações em defesa das mulheres e conta com o apoio da Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas (SMDHPA).
Assessoria: (62) 99555 – 9835 / (62) 98159-3640 – [email protected] ou [email protected]

READ  Deputada Delegada Adriana Accorsi propõe criação da 'Semana de Conscientização para Educação sem Violência'

Anauara, da editoria de Direitos Humanos

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA