Geral

Evento contribui para aprimorar política de segurança alimentar

Publicado

em


A 5ª Conferência Distrital de Segurança Alimentar e Nutricional aprovou 80 propostas para aprimorar a política de garantia ao direito da população do Distrito Federal a uma alimentação adequada. Entre as sugestões, estão, especialmente, medidas para fortalecer a agricultura familiar no DF.

“Entre os diversos temas de grande relevância discutidos nessa conferência, destaco a questão das políticas públicas que alcançam a agricultura familiar em diversos aspectos, na correlação com a agroecologia, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e a política distrital, e com o fomento de atividades como as cestas verdes e programas da aquisição de alimentos”, afirma o presidente do Conselho Nacional Segurança Alimentar e Nutricional do DF (Consea-DF), José Ivan Mayer de Aquino.

Em formato on-line, devido à pandemia do covid-19, a Conferência Distrital de Segurança Alimentar e Nutricional é a oportunidade de a população contribuir para apresentar à gestão ações condizentes com as demandas de cada comunidade.

“Além das 38 propostas aprovadas na pré-conferência, recebemos manifestações de representantes da comunidade negra e LGBTQIA+ com propostas para atendimento à diversidade”, complementou José Ivan.

READ  CGE Tocantins divulga resultado do Prêmio Ouvidoria Destaque 2021-2022

Cerca de 200 pessoas participaram dos dois dias de encontro, quinta (25) e sexta-feira (26), nos três eixos temáticos. Todo o processo foi organizado por representantes da sociedade civil, usuários da política, gestores e integrantes do governo no Consea-DF.

“Novas políticas hoje bem-sucedidas, como é o Cartão Prato Cheio e alimentação saudável nas cantinas das escolas, por exemplo, surgiram em debates como esse. Por isso, nossa equipe viabilizou no ano passado a retomada do Consea-DF, que estava parado desde fevereiro de 2019”, pontua a secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha Rocha.

Pré-conferência

O processo preparatório da 5ª Conferência Distrital de Segurança Alimentar e Nutricional começou em outubro, com um seminário virtual de contextualização para apresentar os dados oficiais e o diagnóstico da atual situação da segurança alimentar e nutricional do DF, com base em indicadores de pesquisas e estudos sobre o tema.

A partir desse seminário, começaram os preparativos para viabilizar a Pré-Conferência Distrital de Segurança Alimentar e Nutricional, realizada no último dia 11.

Segundo o presidente do Consea-DF, a ideia é apresentar o relatório da 5ª Conferência Distrital de Segurança Alimentar e Nutricional para a gestão da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) nas primeiras semanas de dezembro.

READ  Projetos que instituem fundo de infraestrutura com contribuição do agronegócio são emendados em plenário

“O material vai servir de base para propor diretrizes e prioridades da política e do III Plano Distrital de Segurança Alimentar e Nutricional para os próximos dois anos. O plano será elaborado posteriormente pela Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan-DF), composta por integrantes dos órgãos do GDF”, concluiu José Ivan Mayer de Aquino.

*Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Social do DF

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA