Cidades

Feira das Pretas+ fortalece o Black Money no Dia Nacional da Consciência Negra

Publicado

em


Estimular a valorização da negritude, encontrar soluções coletivas para continuar a produzir, vender e fortalecer o afroeempreendeorismo. Esses são alguns dos objetivos que a Feira das Pretas+ semeia a cada edição mensal. Em novembro, o evento acontece no fim de semana em que se celebra o Dia Nacional da Consciência Negra, nos dias 20 e 21, no terceiro piso do Shopping Bougainville. Na data em especial, a Feira das Pretas+ quer reforçar a importância da ciranda do Black Money: valorizar e consumir produtos artesanais produzidos por pessoas negras.

A Feira das Pretas+ protagoniza a gestão de micro e pequenos empreendimentos da economia criativa, moda, artesanato, gastronomia e produção cultural, e visa à geração de renda, superação da vulnerabilidade econômica, fortalecimento e valorização do afroempreendedorismo em Goiás.

O evento é realizado pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas (SMDHPA) e faz parte de um projeto piloto de atenção e retomada econômica para o pós-pandemia, em parceria com grupos de mulheres negras, indígenas e de comunidades tradicionais. “A ação visa fortalecer projetos de economia criativa com atenção à diversidade étnica e racial que existe no município”, explica a secretária de Direitos Humanos, Cristina Lopes.

Sob a direção da artesã e afroempreendedora Renata Caetano, idealizadora do projeto, a Feira das Pretas+ tem o intuito de criar e possibilitar estratégias de mercado frente ao índice crescente de desemprego, que já existia e se alarma na pandemia, da população negra, em específico da mulher negra. “A Feira representa um espaço de representatividade, diversidade e equidade. Levantamos pautas de discussões sobre racismo estrutural e as disparidades que dele advém. Para além do espaço físico, é um espaço de empatia, afeto”, reforça Renata.

READ  Prefeitura de Goiânia amplia oferta da vacina HPV para meninos de 09 a 14 anos de idade

Palco cultural
Neste mês, em especial, a Feira das Pretas+ conta com uma programação artística para celebrar o Mês da Consciência Negra, e traz ao palco uma grande movimentação artística.

O sábado (20/11) começa com o Musical Poético, estrelado pela expositora e cantora Milca Francielle. Ela será acompanhada por Diego Amaral, referência no cenário musical goiano, nacional e internacional. O duo traz no repertório o que há de melhor do samba raiz e levada do funk.

Seguimos com inserções da expositora, bailarina e coreógrafa Luciana Caetano e da expositora, pesquisadora e performer em dança Daya Gomes.

Para dar sequência à maestria das Artes, terá samba de roda, com o grupo Sambadeiras de Bimba, liderado por Mestre Luizinho. Também se apresenta na Feira das Pretas+ a roda de capoeira com os mestres Charme e Goiano, ambos são referências no estudo e prática da Capoeira de Goiás para o Mundo.

Para embalar a feira no domingo (21/11), a apresentação musical da expositora e cantora Milca Francielle, acompanhada do Diego Amaral. Por fim, a feira encerra-se com desfile das expositoras, celebrando o momento ímpar para o evento.

Negócio Negro
Ser empreendedor no Brasil não é uma atividade fácil, ainda mais se a pessoa for negra e mulher. Há uma muralha de obstáculos e o racismo fala mais alto, mas se consegue romper as barreiras e abrir portas. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que no Brasil 27,1% do afroempreendedores começam um negócio por falta de emprego ou outra ocupação, como forma de sustentar suas famílias.

READ  Prefeitura de Goiânia realiza blitz para divulgação de informações sobre violência contra mulher e canais de denúncia

Para o Sebrae, há mais microempreendedores entre os pretos e pardos (68%) do que entre brancos (49%). As mulheres são a maioria esmagadora de empreendedores negros. Entre elas, 58% buscaram empréstimos com bancos, mas não conseguiram para estabelecer seu próprio negócio. Por isso, espaços como o da Feira das Pretas+ são alternativas para a afroempreendedora reunir força por meio do coletivismo, fortalecer o próprio negócio e prosperar para gerar renda para ela e família. “É uma forma conjunta de estimular outras mulheres negras a ressignificarem suas vidas”, pontua.

Programação

-Sábado

16:45h – Abertura Feira das Pretas- Saudação produção Feira das Pretas e apoio institucional – Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Ações Afirmativas

17h – Musical Poético Performático

18h – Apresentação Samba de roda- Sambadeiras de Bimba
Roda de Capoeira: Mestre Charme e Mestre Goaino

-Domingo

15h – Musical Poético Performático
Canto: Milca Francille e Renata Caetano
Músico: Diego Amaral
Performances
Luciana Caetano

16h Desfile Mix Feira das Pretas+ – ENCERRAMENTO

Serviço

Assunto: Feira das Pretas+
Data: 20 e 21 de novembro de 2021
Horário:
20 de novembro: das 10h às 22h;
21 de novembro: das 14h às 20h;
Entrada franca.
A feira seguirá todos os protocolos de segurança sanitários contra a Covid-19.

Mais informações:

  • Renata Caetano: idealizadora e expositora
    Fone: (62) 99525-9203
    Fone: (62) 9939-2982

Márcia Fabiana, assessora de comunicação e expositora

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA