Geral

Podas de árvores para ruas mais seguras no Jardim Botânico

Publicado

em


Empresa contratada pela Novacap está fazendo o corte dos galhos das árvores que, além de deixarem a avenida mais escura, ameaçavam cair na pista de rolamento | Fotos: Renato Araújo/Agência Brasília

Uma das principais alamedas que cortam a região administrativa do Jardim Botânico, a Avenida do Sol – que dá acesso a 15 condomínios do bairro – começou a receber uma série de serviços neste início de período chuvoso. Trata-se de um trabalho conjunto executado pela administração regional, pelo programa GDF Presente e Novacap.

A poda de árvores ao longo da avenida está a todo vapor, já que muitas plantas começaram a apresentar risco de queda na pista. Uma empresa contratada pela Novacap retirou quatro toneladas de lixo verde, entre os condomínios Jardim Botânico VI e Jardins do Lago I. Dezesseis operários e quatro caminhões estão envolvidos na missão.

A parte mais leve subtraída das árvores, como galhadas e folhas, é triturada. Já os troncos mais pesados e lenha são recolhidos pelos caminhões. O destino do material é o Viveiro 2 da Novacap, no Setor de Armazenagem e Abastecimento Norte (SAAN), onde parte dos resíduos verdes é reaproveitada como adubo.

O aposentado Hildebrando de Moura, que se preocupava com a situação para pedestres e motoristas, comemora o resultado da ação

Morador há duas décadas do Condomínio Jardim Botânico VI, o aposentado Hildebrando de Moura, 63 anos, acompanhou as ações. “Os galhos estão cobrindo os postes de iluminação, o que deixa a avenida mais escura. É ruim tanto para os pedestres como para os motoristas”, frisa Moura. “Meu telhado também virou um ‘mar de folhas verdes’”, diz.

READ  Programa Turismo em Ação chega ao Jardim Botânico

Segundo o administrador regional, Jânio dos Santos, atualmente essa é a principal demanda solicitada pelos moradores via Ouvidoria. “Ao longo dos 7 km de avenida, ainda temos uma boa área verde e as árvores crescem bastante. Essa ramagem que elas produzem precisa ser controlada, pois atrapalha o dia-a-dia dos moradores”, explica.

Tapa buraco e retirada de lixo

Outros cuidados também foram tomados por ali. Servidores da administração regional e sete reeducandos da Fundação Nacional de Amparo ao Preso (Funap) fizeram a limpeza de 12 bocas de lobo e das canaletas que margeiam a Avenida do Sol. Uma tampa de bueiro, onde passa a galeria de águas pluviais, e três buracos foram reparados pelos trabalhadores.

A quantidade de entulhos também era grande na região: o suficiente para encher dois caminhões-caçamba usados pelo GDF Presente. “O objetivo é dar um trato nessa pista usada por milhares de moradores. Até o final da semana, vamos cortar os galhos que estão pesando nas estruturas das árvores e limpar toda a extensão da avenida”, avisa o coordenador do Polo Leste do programa, Júnior Carvalho.

READ  Edição 3650
Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA