Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Política

Talles Barreto sugere programa de assistência a pessoas em situação de rua

Publicado

em


O deputado Talles Barreto (PSDB) propõe, por meio do projeto de lei nº 6869/21, a criação de programa de assistência psicológica e multiprofissional para pessoas em situação de rua no estado de Goiás. O intuito é prestar atendimento para a população em questão, com a disponibilização de assistência psicológica, médica, alimentação, vestimentas e cobertores. Além disso, o programa deverá viabilizar condições básicas de higiene e saúde, como estrutura para banho, corte de cabelo e medicação.

A assistência será realizada, de acordo com a matéria, por profissionais ou estagiários das áreas de psicologia, medicina e enfermagem, além de cabeleireiros, cozinheiros e outros que se fizerem necessários. Ainda conforme o texto, a implantação e o desenvolvimento do programa ficarão a cargo das Secretarias Estaduais de Saúde e de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. Também poderão ser firmadas parcerias com igrejas e instituições de caridade que desenvolvam este tipo de trabalho social.

“Considerando a total vulnerabilidade dessa parcela da sociedade que tem crescido assustadoramente, esse programa irá realizar triagem para conhecer melhor essa comunidade e desenvolver ações que lhes propicie melhores condições de saúde, higiene, alimentação e dignidade”, pontua o autor, na justificativa da propositura.

O parlamentar anota que a condição das pessoas em situação de rua desde sempre é muito crítica. Contudo, agravou-se ainda mais com a pandemia da covid-19 e com as adversidades climáticas, que também estão se apresentando de maneiras mais extremas e adversas nos últimos tempos.

O legislador destaca, ainda, se tratar de uma forma de acolher, de modo que venha a amenizar sofrimentos, além de tentar suprir as necessidades básicas de sobrevivência e dignidade humana. Sua justificativa frisa que os atendimentos serão realizados nas ruas por equipes multiprofissionais, que poderão intervir de forma positiva com ações efetivas que permitam promover a humanização e reinserção social da população em situação de rua.

“É lamentável as condições em que essa população se encontra, chegando ao ponto de muitos morrerem por frio, fome ou doenças”, salienta.

A matéria está na Comissão de Cosntituição, Justiça e Redação para relatoria do deputado Wilde Cambão (PSD). 

Publicidade
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA