Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Política

Alego divulga série “Os tipos de normas”, das redes sociais da Casa Civil. Lei complementar é destaque nesta semana

Publicado

em


Em continuidade à série “Os tipos de normas”, que explica as normas vigentes e a legislação em Goiás, a publicação nas redes sociais da Secretaria de Estado da Casa Civil dessa segunda-feira, 23, destaca o que é lei complementar. Voltada, exclusivamente, para temas especificados na Constituição do estado de Goiás, a referida lei tem como propósito complementar e explicar algo referente à constituição.

As diretrizes e as bases do sistema educativo do estado de Goiás são feitas, por exemplo, por meio de leis complementares. A iniciativa das referidas leis cabe a qualquer deputado ou comissão da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), ao governador do estado, ao Tribunal de Justiça, ao procurador-geral de Justiça e aos cidadãos, na forma e nos casos previstos na Constituição goiana. O quórum para sua aprovação é qualificado e exige a maioria absoluta dos deputados do Parlamento goiano.

Ao mesmo tempo, sendo uma espécie da norma denominada lei, a lei complementar deve obedecer ao mesmo trâmite legislativo das leis ordinárias, do projeto até a sanção ou veto da mesma. Por isso, é importante lembrar que não há uma relação de hierarquia entre leis ordinárias e complementares, pois seus campos de abrangência são diversos. Aliás, todas as espécies normativas primárias (emendas constitucionais, leis complementares, leis ordinárias, leis delegadas, medidas provisórias, decretos legislativos e resoluções) não guardam entre si relação alguma de hierarquia, com exceção das emendas constitucionais.

Com o objetivo de aproximar a sociedade e contribuir com o acesso dela à legislação, a Secretaria de Estado da Casa Civil e o Legislativo goiano estão utilizando as redes sociais para informar o cidadão. Toda segunda-feira são publicados vídeos explicando os tipos de normas e o processo legislativo goiano. Os cidadãos podem acompanhar nas redes sociais da Casa Civil e, também, aqui no site da Alego.

Publicidade
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA