Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Política

Bruno Peixoto pleiteia criar política para disseminar informações sobre o lúpus

Publicado

em


O deputado Bruno Peixoto (MDB) apresentou na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) o projeto nº 5460/21, no sentido de criar a Política Estadual de Conscientização e Orientação sobre o Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES). A matéria foi encaminhada à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) e distribuída para relatoria do deputado Dr. Antônio (DEM).

O texto da proposta destaca que o LES é uma doença crônica, autoimune cuja causa não é totalmente conhecida, sendo diagnosticado com base em critérios clínicos e laboratoriais. Provavelmente resulta da interação de fatores genéticos, hormonais, ambientais e infecciosos que levam à perda da tolerância imunológica com produção de autoanticorpos. Trata-se de doença que não tem cura e seu tratamento, além de caro, é muito intenso, trabalhoso e difícil.

O parlamentar destaca ainda que o lúpus pode ocorrer em pessoas de qualquer idade, raça e sexo. Informa que, no Brasil, não há números exatos, mas as estimativas indicam que existam cerca de 65 mil pessoas com lúpus, a maioria mulheres.

“É muito comum que a pessoa apresente manifestações gerais como cansaço, desânimo, febre baixa, emagrecimento e perda de apetite. O desconhecimento dos sintomas pela população, a falta de preparo das equipes de saúde primária para o diagnóstico, e as dificuldades de acesso a medicamentos modernos para o tratamento adequado são alguns dos principais problemas enfrentados pelos doentes”, anota o parlamentar.

Peixoto diz ainda que com o avanço da medicina e a criação de métodos mais individualizados, num futuro próximo acredita-se que os tratamentos tragam resultados mais eficientes contra a doença. “Como a informação é a melhor ferramenta, divulgar é a forma mais perfeita de cuidar, por isso é tão importante instituir políticas públicas levando conhecimento para entender as necessidades”, destaca.

Publicidade
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA