Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Distrito Federal

Mais de oitocentas abordagens no fim de semana

Publicado

em


Realizada em Ceilândia, Estrutural, Sol Nascente, São Sebastião, Gama e Planaltina, a operação Quinto Mandamento resultou na abordagem de mais de 800 pessoas e fiscalização de quase 400 veículos no fim de semana passado. O foco da ação integrada, que ocorre semanalmente sob a coordenação da Secretaria de Segurança Pública (SSP/DF), é a redução dos crimes contra a vida.

A operação reúne as forças de segurança – polícias Civil (PCDF) e Militar (PMDF), Departamento de Trânsito (Detran-DF) e Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF) – além de outros órgãos, como DF Legal e Departamento de Estradas de Rodagem (DER/DF).  Duzentos e catorze servidores participaram da ação.

Duzentos e catorze servidores participaram da ação, que incluiu as forças de segurança do DF | Foto: Divulgação/SSP

“Nosso objetivo é coibir os crimes contra a vida, como homicídios e latrocínios, mas a presença policial e o trabalho semanal realizado sempre, de sexta a domingo nas regiões administrativas, contribui diretamente para redução de crimes contra o patrimônio e o combate ao tráfico de drogas e o porte ilegal de armas, por exemplo. Temos ainda a fiscalização de carros, autuação de condutores alcoolizados e a interdição de estabelecimentos comerciais irregulares”, explica o secretário de Segurança Pública, delegado Júlio Danilo.

“Nosso objetivo é manter a redução de crimes conquistada nos dois últimos anos e obter resultados cada vez mais positivos”Delegado Milton Neves, secretário executivo de Segurança Pública

De acordo com o titular da pasta, a ação é complementar à atuação de cada órgão. “Essa operação ocorre independentemente do trabalho diário de cada um dos participantes, ou seja, é uma ação complementar às ações rotineiras”, completa.

A Quinto Mandamento é realizada a partir da análise das ocorrências criminais que aponta os locais, dias e horários com maior incidência criminal. “Nosso objetivo é manter a redução de crimes conquistada nos dois últimos anos e obter resultados cada vez mais positivos”, avalia o secretário Executivo de Segurança Pública, delegado Milton Neves.

Durante as abordagens, realizadas de forma conjunta entre a PMDF e a PCDF, foram consultados antecedentes criminais de 813 pessoas. Juntos, os policiais consultaram também  283 veículos. A PMDF empregou os militares dos dois batalhões da cidade (8º e 10º), Rotam, Batalhão de Policiamento com Cães (BPCães), Batalhão de Trânsito (BPTran) e Batalhão de Policiamento Rodoviário (BPRV).

O Detran-DF montou barreiras nas cidades e consultou a situação de 83 veículos, com apoio do DER/DF. Dois veículos foram removidos ao depósito. Foram aplicadas ainda 83 notificações. Seis pessoas estavam sem habilitação.

Bombeiros militares fizeram orientações a 43 estabelecimentos comerciais sobre a importância de manter em dia a documentação e cumprir exigências, como saídas de emergência.

Fiscalização

O DF Legal vistoriou 75 estabelecimentos nas seis regiões fiscalizadas. Foram aplicadas duas multas por aglomeração e seis estabelecimentos comerciais foram interditados.

“Verificamos desde documentação de autorização de funcionamento aos protocolos sanitários estabelecidos para coibir a disseminação da covid-19 e aglomerações. Esta é uma ação que contribui de forma muito positiva com a redução da criminalidade, que é o foco desta operação coordenada pela SSP/DF”, explica o subsecretário de Atividades Econômicas da DF Legal, Francinaldo Oliveira.

*Com informações da Secretaria de Segurança Pública

Fonte: Governo DF

Publicidade
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA