Geral
Dia de trocar ideias com escolas do Paranoá
O secretário de Educação do DF, Leandro Cruz, visitou nesta quarta-feira (5) cinco escolas da regional de ensino do Paranoá. Ele estava acompanhado do secretário executivo da pasta, Fábio Sousa. No almoço com os diretores de escolas da cidade, o secretário declarou: “É um prazer imenso estar aqui, fazendo o que eu gosto, que é estar ao lado de vocês nas escolas. É o que me dá energia e força. Estamos aqui nos rejuvenescendo nas escolas e nas regionais de ensino. O nosso trabalho é garantir que não falte alimentação, meios para reformar as escolas e vacina”.
O secretário executivo disse que a região é carente e que tem recebido atenção da Secretaria. “Estamos aqui para trabalhar junto à comunidade. Vamos trabalhar sempre juntos e como equipe”, afirmou Fábio Sousa.
Sobre os recentes investimentos no ambiente escolar, o coordenador regional do Paranoá, Ranieri Carneiro, falou da importância do Pdaf. “O Pdaf trouxe um novo diferencial na Educação de Brasília, que colocou o recurso direto nas escolas, onde elas podem se equipar com materiais pedagógicos e melhorar a infraestrutura. Isso é de grande valor para a nossa comunidade”, disse.
Escola Classe 5
A Escola Classe 5 do Paranoá foi fundada em 1993. Hoje, ela atende 580 estudantes em uma estrutura de 11 salas de aula. Já para atividades lúdicas e esportivas, está em construção uma quadra.
Durante a visita, a diretora Juliana Moreira falou sobre a importância de recursos aplicados na educação: “O investimento nas escolas é uma maneira de inclusão social e é isso que está acontecendo”.
Centro de Ensino Fundamental 4
Inaugurado em 2013, o Centro de Ensino Fundamental 4 tem 10 salas de aula, sala de recursos e quadra dividida com o Centro de Ensino Médio 10. O espaço atende 669 estudantes dos anos finais.
Entre os anos de 2020 e 2021, foram realizadas obras como reforma de telhado, criação de novos ambientes e instalação de uma nova cozinha.
A diretora da escola, Thais Nascimento, falou sobre a importância do cuidado com as escolas por meio do Pdaf: “O investimento proporciona melhoria da aprendizagem, no ensino e na convivência dentro do ambiente escolar. É o investimento que os professores e estudantes precisam para conseguir o sucesso nos percursos escolares”.
Centro de Ensino Fundamental 2
Desde 1998, o Centro de Ensino Fundamental 2 também acolhe estudantes do Paranoá. Hoje, são 1.694 estudantes divididos em Ensino Fundamental 2 e EJA.
A estrutura da escola é composta por 19 salas de aula, sala de leitura, quadra de esportes e espaço multiuso. Para manutenção do espaço, como pintura e reforma dos banheiros, foram investidos – entre 2020 e 2021 – R$ 309,9 mil com recursos do Pdaf via Secretaria de Educação e emendas parlamentares.
O diretor Rogério Cardoso agradeceu os investimentos. “A importância dessas obras para a comunidade é dar continuidade para a educação com capacidade de receber os estudantes com maior infraestrutura e com maior esperança. Com essas reformas, os estudantes vão ter mais prazer em frequentar a escola”, afirmou.
Caic Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus
Fundado em outubro de 1991, o Caic atende 1.198 estudantes, sendo 150 da educação integral. A estrutura é composta por 26 salas de aula, laboratório de aprendizagem, duas quadras, biblioteca, sala de informática, sala de vídeo, dois refeitórios e brinquedoteca.
Entre os anos de 2020 e 2021, a escola recebeu R$ 514,6 mil em recursos do Pdaf via Secretaria de Educação e emendas parlamentares. Com o valor, foram realizadas obras como a reforma do refeitório, do bebedouro, da sala de reuniões, sala dos professores e sala da coordenação.
“A escola precisa ser um espaço de acolhimento. Precisa ser linda, colorida, confortável e as reformas proporcionam isso“Oneide Santos, diretora do Caic Santa Paulina
Em 2021, o valor está sendo aplicado em pintura, manutenção da parte elétrica, reforma do banheiro dos estudantes, compra de materiais administrativos e pedagógicos e instalação de ar-condicionado.
A diretora Oneide Santos vê as reformas em uma perspectiva de acolhimento. “A escola precisa ser um espaço de acolhimento. Precisa ser linda, colorida, confortável e as reformas proporcionam isso”, argumentou.
Escola classe 6
O secretário também visitou a Escola Classe 6 do Paranoá. Inaugurada em setembro de 2016, funciona em espaço locado. A infraestrutura é composta por 20 salas de aula e parquinho para atender 894 estudantes, divididos em pré-escola e anos iniciais.
*Com informações da Secretaria de Educação
-
Edição Digital7 dias atrás
Edição 5898
-
Edição Digital6 dias atrás
Edição 5899
-
Edição Digital3 dias atrás
Edição 5902
-
Edição Digital4 dias atrás
Edição 5901
-
Edição Digital5 dias atrás
Edição 5900
-
Geral4 dias atrás
Virmondes Cruvinel propõe obrigação de escolas comunicarem casos de gravidez em menores de 14 anos
-
Destaque2 dias atrás
Turismo: Goiás lidera e alcança 1º lugar no Centro-Oeste
-
Turismo4 dias atrás
Torneios de pesca esportiva movimentam economia goiana
Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar