Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Tocantins

Governo do Tocantins impulsiona os empreendimentos do Turismo com recurso do Fungetur

Publicado

em


Governo do Tocantins impulsiona os empreendimentos do Turismo com recurso do Fungetur

19/04/2021 – Melânia Kássia/ Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Fomento do Estado, busca atender e impulsionar o maior número possível de empreendimentos ligados ao turismo do Estado via Fundo Geral do Turismo (Fungetur), que é um aporte do Ministério do Turismo. O crédito está disponível para solicitação nas modalidades de capital de giro, capital fixo e para obras civis: implantação, reforma ou modernização, além do recurso para aquisição de bens, cada modalidade com benefícios distintos quanto a prazos e carências.

A linha Fungetur pode ser um crédito de até 20 anos, em até 60 meses de carência, para a modalidade de investimento, bem como disponibiliza uma carência de até 12 meses, quando o recurso for solicitado para capital de giro, com taxa de juros de 0,40 % ao mês + Sistema Especial de Liquidação de Custódia (Selic). O Fungetur é uma linha de crédito específica para a segmento do turismo, disponível para pessoas jurídicas de direito privado, empreendedores individuais, microempreendedores (MEI) e para pequenas, médias e grandes empresas, legalmente constituídas e estabelecidas no setor do turismo.

Com recurso do Ministério do Turismo, a linha estabelece que o município de sede da empresa solicitante do crédito, deve estar cadastrado no Mapa do Turismo Brasileiro e possuir o Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) no Ministério, que pode ser realizado na Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços.

De acordo a presidente da Agência de Fomento, Denise Rocha, a Linha Fungetur é uma importante ferramenta para alavancar as atividades ligadas ao turismo no Tocantins. “Hoje, o Tocantins possui 49 municípios cadastros no mapa do turismo brasileiro. Os empreendimentos dessas localidades, ligadas ao turismo, como bares, restaurantes, cafeterias, hotéis, guias de turismo, dentre outros, podem ter acesso a esse crédito do Fungetur com taxa de juros de 0,40% ao mês + Selic [Sistema Especial de Liquidação de Custódia]”, afirma.

Com o crédito da Fungetur, a Fomento tem por objetivos impulsionar o desenvolvimento dos profissionais dessas cidades e manter o equilíbrio econômico do Tocantins, como no caso do Mateus de Paula Quixabeira, proprietário da Pousada Cristal Dourado, localizada no município de Mateiros, região do Jalapão.

“O turismo no Jalapão é crescente e irreversível, com isso, as empresas prestadoras de serviços precisam acompanhar esse crescimento. Precisamos ampliar e implementar nossas instalações de forma a suprir as demandas, com quantidade, qualidade, entretenimento e sustentabilidade. Esta parceria está acontecendo no momento oportuno, trazendo-nos motivação, desafios e novas perspectivas que, com certeza, não conseguiríamos com recursos próprios, a curto prazo”, pontua Mateus de Paula Quixabeira, acrescentando: “A certeza que tenho é de que o Estado do Tocantins, por meio da Fungetur, está nos proporcionando fomento, acessibilidade, taxas e prazos compatíveis com a nossa capacidade de cumprimento”.

Visita do Ministro do Turismo

O ministro do Turismo, Gilson Machado, em visita à Capital na quinta-feira, 15, anunciou a liberação de R$ 19 milhões da Linha Fungetur para a Agência de Fomento do Tocantins, para serem aplicados a juros subsidiados. O objetivo é preservar empregos e empresas do setor, de forma a minimizar os efeitos da pandemia e contribuir com a preparação do setor para a retomada das atividades turísticas.

Quem pode ter acesso ao crédito

Esse recurso pode ser acessado por empreendedores de acampamento turístico; agência de turismo; guia de turismo; parque temático; organizadora de eventos; meios de hospedagem; transportadora turística; restaurante; cafeteria; bares e similares; parque aquático; empreendimento de lazer; locadora de veículos para turistas; prestador especializado em segmentos turísticos; casa de espetáculo; equipamento de animação turística; empreendimento de apoio ao turismo náutico ou à pesca desportiva; prestador de infraestrutura para eventos e centro de convenção.

Atendimento Fomento

Os interessados no crédito da Linha Fungetur, poderão solicitar a análise de crédito na Agência de Fomento em Palmas, mediante agendamento, pelo e-mail [email protected], ou no telefone (063) 3220-9823. Em Araguaína, (63) 99277-6113; e em Gurupi, (63) 99993-7063.

Edição: Lenna Borges

Revisão Textual: Marynne Juliate

Fonte: Governo TO

Publicidade
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA