Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Geral

Dados do Tocantins contribuem para aprimoramento de ferramentas do Monitor de Secas 

Publicado

em


Dados do Tocantins contribuem para aprimoramento de ferramentas do Monitor de Secas 

14/04/2021 – Luíza Caetano/Governo do Tocantins*

Dados levantados pelo Monitor de Secas do Tocantins no último ano e as metodologias de análise foram apresentadas na segunda reunião do projeto piloto de aprimoramento das ferramentas de avaliação e coleta de dados da Rede de Observadores. Único estado da região Norte do país no Monitor de Secas, o Tocantins é representado pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).

O objetivo do piloto é melhorar as ferramentas de coleta e análise dos dados levantados pela rede de observadores locais, composta por representantes municipais, a fim de melhorar o sistema de integração e resposta das informações.

Segundo o técnico responsável pelo Monitor de Secas na Semarh, Francisco Medeiros, “a rede de observadores locais é hoje uma das ferramentas mais valiosas que a equipe do Monitor dispõe, pois agrega a visão das pessoas inseridas nos seus respectivos municípios, eleva o caráter participativo, melhora e auxilia no trabalho de consistência dos dados”.

O encontro contou com a participação dos representantes da Agência Nacional de Água (ANA), da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos e da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Tocantins.

Monitor de Secas

O Monitor de Secas é um processo de acompanhamento regular e periódico da situação da seca em 20 estados brasileiros, cujos resultados consolidados são divulgados por meio do Mapa do Monitor de Secas, que podem ser acompanhados clicando aqui (http://monitordesecas.ana.gov.br/). 

O Monitor facilita a tradução das informações em ferramentas e produtos utilizáveis por instituições tomadoras de decisão e indivíduos, de modo a fortalecer os mecaßnismos de Monitoramento, Previsão e Alerta Precoce. 

*Estagiária sob supervisão de Camila Mitye

Edição: Thâmara Cruvinel 

Fonte: Governo TO

Publicidade
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA