Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Tocantins

Governo do Tocantins apresenta cinco projetos para implementação do Plano de Recuperação Verde

Publicado

em


Governo do Tocantins apresenta cinco projetos para implementação do Plano de Recuperação Verde

22/03/2021 – Robson Corrêa/Governo do Tocantins

Nesta segunda-feira, 22, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), participou via plataforma virtual da primeira reunião do Grupo de Trabalho (GT) para apresentação das propostas para implementação do Plano Recuperação Verde. O Estado apresentou cinco propostas que somam R$ 52,5 milhões neste primeiro momento.

A secretária da Semarh, Miyuki Hyashida, que participou das apresentações, ressaltou a importância dessas propostas, que têm como finalidade não apenas a preservação ambiental, mas também a busca por mecanismos para auxiliar nas ações de combate à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). “Tivemos a oportunidade de explanar, para os demais estados da Amazônia Legal, a proposta do Tocantins e, a partir de agora, vamos nos mobilizar para viabilizar o mais rápido possível a captação desses recursos”, pontuou.

Segundo a diretora de Instrumentos de Gestão Ambiental da Semarh, Marli Santos, “esta proposta financeira apresentada inclui cinco projetos voltados para uma economia de baixo carbono”. A diretora frisou ainda que “os cinco projetos estão dentro da Estratégia Tocantins Competitivo e Sustentável, que baliza todos os projetos apresentados hoje com vistas à arrecadação de recursos para o Tocantins”.

O encontro foi mediado pelo governador do Maranhão e presidente do Consórcio dos Governadores da Amazônia Legal, Flávio Dino, que destacou o início das articulações. “Temos o itinerário e estamos na fase interna de diálogo com os membros. Vamos nos orientar pelo que foi apresentado pelos estados e fazer a implementação do Plano, alinhando um discurso comum entre os nove estados”, afirmou Flávio Dino.

O Plano de Recuperação Verde, proposto no último dia 5 de março pelo Consórcio dos Governadores da Amazônia Legal, tem a meta de conseguir modificar a realidade dos estados que compõem a região no atual momento da pandemia. Dentre outros aspectos, o plano visa à recuperação econômica e à preservação do meio ambiente, com atividades de redução de queimadas e desmatamento.

Plano de Recuperação Verde

O Plano de Recuperação Verde norteará o trabalho do Consórcio neste ano de 2021. Parte das ações envolvem a captação de recursos estrangeiros e parcerias públicas privadas para investimentos em negócios sustentáveis na Amazônia, para que haja uma recuperação da economia da região. O Plano prevê que 75% dos recursos captados sejam para o fortalecimento da economia da região amazônica e 25% para enfrentamento ao desmatamento. A previsão é de que, entre os dias 10 e 15 de abril, sejam apresentados, aos governadores, o documento final do Plano.

Edição: Alba Cobo

Revisão Textual: Marynne Juliate

Fonte: Governo TO

Publicidade
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA