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Governo do Tocantins inicia processo de Avaliação Periódica de Desempenho dos servidores do Executivo

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Governo do Tocantins inicia processo de Avaliação Periódica de Desempenho dos servidores do Executivo

10/03/2021 – Wanderson Gonçalves/Governo do Tocantins

A Secretaria de Estado da Administração (Secad) publicou, no Diário Oficial dessa terça-feira, 9, a portaria que regulamenta e dá início ao ciclo avaliatório referente ao exercício de 2020, para os servidores do Executivo Estadual dos Quadros: Geral, de profissionais da Defesa Agropecuária, de profissionais da Extensão Rural, da Defesa de Análise, Inspeção e Fiscalização Ambiental e o quadro de Auditor Fiscal da Receita Estadual.

O secretário de Estado da Administração, Bruno Barreto, destaca a importância da avaliação de desempenho na busca pela excelência organizacional e consequente melhoria na eficiência, eficácia e efetividade dos serviços públicos no Tocantins. “Além disso, precisamos ressaltar que a Aped [Avaliação Periódica de Desempenho] é um processo transparente, eletrônico e realizado totalmente on-line, sem necessidade da impressão de formulários, gerando economia de papel e desburocratização na tramitação de documentos”, frisa.

De acordo com o  secretário, no momento da avaliação, os membros que compõem a equipe avaliatória (chefe imediato, servidor avaliado, indicado do chefe e indicado do servidor avaliado) precisam ter consciência quanto à imparcialidade para realizarem a avaliação de forma objetiva e garantir um sistema de gestão de avaliação de desempenho justo e eficiente, que aponte, aos servidores, onde estes precisam se aprimorar.

A gerência de Avaliação de Desempenho e Progressão Funciona da Secad reforça a importância dos servidores realizarem a avaliação dentro do cronograma estabelecido. “Quem não fizer vai ter que solicitar cronograma especial para o RH de lotação. Eles vão analisar e, se o servidor tiver direito de realizar a Aped, o RH deverá encaminhar um ofício para a Secad solicitando a abertura de cronograma”, destaca a gerente Christiane Souza.

Avaliação digital

A Avaliação Periódica de Desempenho (Aped) é um instrumento para acompanhar o desenvolvimento de cada servidor. É realizada de forma totalmente on-line, sem necessidade de impressão de formulários. Além disso, todo o processo é realizado de modo transparente, pois o servidor pode acompanhar todas as suas etapas.

Como destaca a gerente de Avaliação de Desempenho e Progressão Funcional, Christiane Souza: “É importante reforçar, ao servidor, que o processo é totalmente on-line, simples e rápido de fazer, já que a Aped é realizada por meio do Portal do Servidor. Logo, entendemos que mesmo com as dificuldades que a pandemia da Covid-19 trouxe a todos nós, é possível realizar o processo tranquilamente”, frisa.

O processo completo é composto pela autoavaliação do servidor e pelas avaliações do chefe imediato e mais duas pessoas: um servidor indicado pelo chefe imediato e outro indicado pelo próprio servidor avaliado.  A nota final é a média dessas quatro notas.

A Pasta destaca que, para sanar qualquer dúvida e obter mais informações, o servidor deve procurar o setor de Recursos Humanos do seu respectivo órgão.

Confira o cronograma abaixo:

Etapas

Período

Início

Término

Oficialização do início do processo de avaliação

09/03/2021

Importação de servidor apto

11/03/2021

21/04/2021

Termo (notificação) inicial da avaliação

11/03/2021

21/04/2021

Disponibilização de avaliação

15/03/2021

26/04/2021

Realização da Avaliação de Desempenho

15/03/2021

30/04/2021

Plano de aperfeiçoamento

15/03/2021

30/04/2021

Notificação de resultado preliminar (e-mail)

01/05/2021

02/05/2021

Ciência do servidor (Portal do Servidor)

03/05/2021

10/05/2021

Interposição de recurso

03/05/2021

10/05/2021

Análise de recurso

03/05/2021

17/05/2021

Homologação do resultado

18/05/2021

31/05/2021

Edição: Alba Cobo

Revisão Textual: Marynne Juliate

Fonte: Governo TO

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