Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Tocantins

Hospital Geral de Palmas alerta população sobre acompanhantes na pandemia

Publicado

em


Hospital Geral de Palmas alerta população sobre acompanhantes na pandemia

02/03/2021 – Luciana Barros/Governo do Tocantins

No intuito de evitar aglomerações, transmissão e proliferação do novo Coronavírus, causador da Covid-19, o Hospital Geral de Palmas (HGP) alerta a população para os cuidados e medidas restritivas adotadas para garantir a proteção dos profissionais e pacientes internados. Só será permitida a entrada de acompanhante em casos de internação e para alguns segmentos da população: crianças e adolescentes, mulheres grávidas e no pós-parto, pessoas com deficiência e idosos, conforme assegura a Lei Orgânica do Sistema Único de Saúde, n° 8.080/90.

“A partir do momento que o paciente é internado, nós profissionais de saúde garantimos todo o cuidado ao usuário. Entendemos que é difícil deixar o paciente se hospitalizar sozinho, mas temos que levar em conta que estamos vivendo uma pandemia e que precisamos proteger quem nós amamos. Nos casos de pacientes que não tenham necessidade, pedimos aos acompanhantes que permaneçam em casa, na medida em que a unidade hospitalar repassará diariamente todas as informações do boletim médico. Nas consultas de retorno, deverá comparecer somente o paciente, com a finalidade de evitar maior quantidade de pessoas circulando no hospital”, explica a diretora de Integração Multiprofissional do HGP, Noêmia Sampaio de Andrade.

“Dispomos de uma equipe qualificada e dedicada [de psicólogos e assistentes sociais], que diariamente entra em contato com o familiar responsável e repassa todas as informações do boletim médico. Vale lembrar que a entrada de acompanhantes pode colocar em risco a segurança de todos os pacientes, dos servidores e dos familiares quanto ao novo Coronavírus. Por isso, contamos com a colaboração de toda a população tocantinense, pois juntos venceremos esta doença”, destaca o diretor-geral do HGP, Leonardo Toledo. 

Dentre as principais recomendações, quando se trata de paciente com extrema necessidade de acompanhante, estão: evitar que os acompanhantes sejam idosos do grupo de risco; o uso obrigatório da máscara durante toda a permanência no hospital (cobrindo boca e nariz) e higienizar, com frequência, as mãos com água e sabão ou álcool em gel; e a proibição da entrada de pessoas com sintomas gripais, como febre, tosse e coriza e/ou diagnóstico de Covid-19 ou contato com caso da doença nos 14 dias anteriores.

Edição: Caroline Spricigo

Revisão Textual: Marynne Juliate

Fonte: Governo TO

Publicidade
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA