Política
Matéria visa garantir prioridade no atendimento médico a adolescentes acompanhados de conselheiro tutelar
O deputado Virmondes Cruvinel (Cidadania) quer assegurar atendimento médico prioritário, na rede pública e particular de saúde do Estado Goiás, às crianças e aos adolescentes acompanhados de conselheiro tutelar, no exercício de suas funções. Para isso, apresentou o projeto de lei n° 5134/20, que está sob relatoria de Vinícius Cirqueira (Pros), na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ).
Em suas justificativas, o parlamentar explica que a propositura representa a necessidade em garantir o cumprimento do artigo 227 da Constituição Federal, onde está preconizada a chamada “prioridade absoluta da criança e do adolescente”, devendo ser dever da família, da sociedade e do Estado assegurar esse direito. “Além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão”.
De acordo com Virmondes, a criação e institucionalização dos conselhos tutelares, além de objetivar uma atenção maior às crianças e aos adolescentes, visou desjudicializar questões sociais, evitando, por exemplo, ações repressivas na solução de conflitos. “Conselhos podem ser considerados, inclusive, como instrumentos de controle social, uma vez que zelam pelas garantias dos menores, servindo, por exemplo, como ferramenta de fiscalização das demais instituições que prestam atendimento a esse público”, explica.
-
Edição Digital5 dias atrás
Edição 5878
-
Cidades6 dias atrás
População pode opinar sobre plano de adaptação às mudanças climáticas
-
Geral6 dias atrás
Gustavo Gayer é alvo de buscas da PF em operação contra desvio de cota parlamentar
-
Destaque6 dias atrás
2º turno: passagem de ônibus será gratuita no domingo
-
Geral6 dias atrás
Total de mulheres responsáveis por domicílios cresce, revela Censo
-
Cidades6 dias atrás
Credencial de estacionamento para idoso e PCD ganha versão digital
-
Geral6 dias atrás
Forças de segurança intensificam atuação no 2º turno das eleições
-
Edição Digital4 dias atrás
Edição 5879
Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar