Geral
Zaragoza chega ao Parque de Esculturas do Museu de Arte de Brasília
Seis obras em ferro fundido do artista e publicitário catalão José Zaragoza (1930-1987), criadas em 1984, passaram a integrar o Parque de Esculturas do Museu de Arte de Brasília (MAB). Agora, o espaço conta com um total de 22 esculturas na área externa, aberta à visitação pública durante toda a semana.
As esculturas de Zaragoza, que morou muito tempo no Brasil, são parte do lote de 58 peças (inclui também desenhos e quadros), doado pelo artista ao Museu Nacional da República (MUN) em 2017.
O diretor do museu na época, Wagner Barja, se recorda : “Quando Zaragoza me ligou, fiquei petrificado”. Personalidade do mundo das artes e da publicidade e propaganda (é o “Z” da prestigiosa Agência DPZ) em São Paulo, Zaragoza teria ouvido falar da política de constituição de acervo do MUN, que havia criado um núcleo de arte política.
Zaragoza é um “coringa no acervo do Museu da República”, afirma Barja. Curador independente, com notório saber em artes plásticas, teoria e história da arte e arte-educação, o ex-diretor do MUN considera que a ida das peças de Zaragoza para o Parque de Esculturas frisa a vocação do MAB em construir discursos estéticos sobre a arte contemporânea na capital.
* Com informações da Secec
-
Edição Digital4 dias atrás
Edição 5902
-
Edição Digital5 dias atrás
Edição 5901
-
Geral5 dias atrás
Virmondes Cruvinel propõe obrigação de escolas comunicarem casos de gravidez em menores de 14 anos
-
Edição Digital6 dias atrás
Edição 5900
-
Turismo6 dias atrás
Torneios de pesca esportiva movimentam economia goiana
-
Destaque4 dias atrás
Turismo: Goiás lidera e alcança 1º lugar no Centro-Oeste
-
Entretenimento5 dias atrás
Júnior & Cézar lançam o clipe de “Devolve” e celebram o sucesso do DVD “Simplesmente”
-
Economia3 dias atrás
PIB goiano cresce 8% em setembro
Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar