Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Geral

Wanderlei Barbosa pede antecipação de agenda de combate às queimadas em reunião com Hamilton Mourão

Publicado

em


Wanderlei Barbosa pede antecipação de agenda de combate às queimadas em reunião com Hamilton Mourão

23/02/2021 – Jarbas Coutinho/Governo do Tocantins

“Aeronaves adequadas para o combate às queimadas e manutenção do Tocantins na Operação Verde Brasil 2, que visa combater crimes ambientais e focos de incêndio na Amazônia Legal”. Essa foi a principal reivindicação do vice-governador do Estado do Tocantins, Wanderlei Barbosa, durante reunião realizada nesta terça-feira, 23, por videoconferência, com o presidente do Conselho Nacional da Amazônia Legal e vice-presidente da República, Hamilton Mourão, e com governadores da Amazônia Legal. A reunião tratou da continuidade das ações do Conselho com foco no Plano Amazônia 2021/2022.

O vice-governador tocantinense afirmou que as queimadas representam uma grande preocupação do Governo do Estado, mas graças a política adotada pela atual gestão, integrada com órgãos e instituições, foi possível reduzir significativamente esse fator na região. Wanderlei Barbosa fez menção à atuação integrada dos órgãos ambientais e de defesa civil do Tocantins, com as Forças Armadas, representadas por destacamentos do Exército e da Marinha, e com o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Segundo o vice-governador, o trabalho conjunto resultou na redução de 16% dos focos de calor por queimadas em 2020. Para ele, é necessário que haja antecipação da agenda de combate aos incêndios florestais no Tocantins, para que o Estado minimize a incidência de focos de calor em 2021. “Queremos antecipar essa agenda. Que o Exército adiante para nós a agenda e que nos ajude mais cedo, para que possamos reduzir ainda mais esses índices”, pontuou.

O vice-governador também destacou que o Tocantins conta com um bioma diferente, com predominância do Cerrado, que tem uma tendência muito grande para a queimada. “O Tocantins é diferente nesse aspecto. O bioma amazônico representa apenas 11% do nosso território, o restante é Cerrado, que tem uma tendência muito grande para a queimada, principalmente em virtude do longo período de veraneio e sol muito forte, o que facilita a incidência dos incêndios”, enfatizou, completando que são realizadas campanhas junto à população para conscientizar da necessidade de evitar qualquer tipo de queimada.

Wanderlei Barbosa ressaltou, ainda, que por orientação do Governo do Estado, os órgãos ambientais têm dedicado atenção especial sobre a questão do desmatamento ilegal, produzindo bons resultados no combate a esse crime ambiental. “O governo do Tocantins leva a sério essa agenda ambiental e nos colocamos à disposição. Sabemos a preocupação de todos os governadores e do vice-presidente Mourão, que tem realizado um trabalho muito bom na região”, frisou.

Por sua vez, o vice-presidente Hamilton Mourão destacou a atuação ambiental do Governo do Tocantins e informou que já está em curso uma cartilha com os pontos do programa Verde Brasil. O presidente do Conselho Nacional da Amazônia Legal considera que a execução de todas as ações previstas pelo programa, resultará em um grande avanço para combater as queimadas.

Verde Brasil

A Operação Verde Brasil 2 tem como objetivo combater crimes ambientais e focos de incêndio na Amazônia Legal. O combate às ilegalidades na região é uma das propostas imediatas do Conselho Nacional da Amazônia Legal, coordenado pelo vice-presidente Hamilton Mourão. A operação envolve diversos órgãos federais e foi planejada com base no Decreto Nº 10.341, de 6 de maio de 2020, assinado pelo Presidente Jair Bolsonaro, que autoriza o emprego das Forças Armadas na Garantia da Lei e da Ordem (GLO), com o objetivo de prevenir e reprimir delitos ambientais, bem como combater focos de incêndio.

Participaram da videoconferência governadores, vice-governadores e representantes dos nove estados que compõem a Amazônia Legal. O secretário-chefe do Gabinete do Governo do Tocantins, Sebastião Albuquerque, também acompanhou a reunião.

Edição: Luiz Melchiades

Fonte: Governo TO

Publicidade
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA