Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Política

Votações na CCJ e Mista

Publicado

em


Logo após o encerramento da sessão plenária desta quarta-feira, 11, o deputado Humberto Aidar (MDB) abriu uma reunião híbrida da Comissão Mista e um encontro extraordinário da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ). Na reunião da Mista, seis projetos da Governadoria colocados em apreciação receberam pedidos de vista e uma matéria de autoria parlamentar foi aprovada. Já na CCJ, uma propositura foi aprovada e a outra recebeu solicitação de vista; ambas são do Governo.

Dentre as proposições que receberam pedidos de vista na Comissão Mista está a de n° 6711/21, alvo de debate durante a reunião. A matéria foi apresentada com o objetivo de criar uma delegacia especializada em apuração de atos infracionais no município de Caldas Novas. 

O relator da proposta, deputado Maycllyn Carreiro (PRTB), pediu a palavra para solicitar apoio dos pares para aprovação da mesma. “Sou da cidade vizinha, de Morrinhos, e sei da importância dessa delegacia para a região”, disse.

Na sequência, o deputado Delegado Humberto Teófilo (PSL) pediu urgência ao governador Ronaldo Caiado (DEM) no que diz respeito à realização de concursos públicos. “Criar delegacias sem policiais civis não adianta nada”, frisou.

Além do bloco assinado pela Governadoria, um único projeto de autoria parlamentar foi submetido à votação. Trata-se da matéria n° 4247/20 de autoria do deputado Wagner Neto (Pros). A proposta institui o serviço de denúncia de maus tratos contra animais domésticos via WhatsApp. O relatório do deputado Coronel Adailton (Progressistas), favorável à matéria, foi acatado por unanimidade.

Confira, abaixo, as demais matérias que receberam pedidos de vista 

Processo n° 6658/21 – Autoriza a aquisição, por doação onerosa do município de Mineiros/GO, dos imóveis urbanos que especifica. Relator: deputado Chico KGL (DEM).

Processo n° 6659/21 – Dispõe sobre a criação de Fundo Rotativo no âmbito da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços (SIC). Relator: Maycllyn Carreiro (PRTB).

Processo n° 6660/21 – Altera a lei nº 20.115, de 6 de junho de 2018, que dispõe sobre o processo de escolha democrática de diretor de unidade escolar da rede pública de Educação básica. Relator: Wilde Cambão (PSD).

Processo n° 6710/21 – Altera a lei n° 20.028, de 5 de abril de 2018, que institui o programa Dinheiro Direto no Câmpus (Procâmpus), no âmbito da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Relator: Virmondes Cruvinel (Cidadania).

Processo n° 6712/21 – Dispõe sobre a criação, a denominação e a mudança de denominação dos estabelecimentos de ensino que especifica. Relator: Coronel Adailton (Progressistas).

Matérias deliberadas na reunião extraordinária da CCJ

Dois projetos de lei foram submetidos à apreciação da CCJ na tarde desta quarta-feira, 11. O primeiro, de nº 6453/21, assinado pela Governadoria, altera a Lei nº 19.587, de 10 de janeiro de 2017, que estabelece normas gerais para a realização de concursos públicos no âmbito da administração pública estadual. A matéria foi emendada, em Plenário, pelos deputados Antônio Gomide (PT) e Delegado Humberto Teófilo (PSL) e, por isso, precisou seguir para análise do colegiado.

O texto foi relatado pelo deputado Wilde Cambão (PSD), que emitiu parecer pela rejeição de todas as emendas. A matéria terminou com pedido de vista dos deputados autores das emendas, em Plenário, e, também, da deputada Delegada Adriana Accorsi (PT).

O segundo projeto apreciado pela CCJ na tarde de hoje também foi emendado, em Plenário, dessa vez, pelo líder do Governo na Alego, deputado Bruno Peixoto (MDB). Trata-se da proposição de nº 5096/20, que faz alterações na Lei nº 17.477, de 25 de novembro de 2011, a qual versa sobre o Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores do Estado de Goiás (Ipasgo).

A finalidade do parlamentar é alterar a legislação vigente para assegurar o direito dos dependentes inscritos na matrícula do titular, na falta desse, de continuarem usufruindo do plano de saúde, desde que continuem pagando a mensalidade do mesmo.

A matéria terminou aprovada pela Comissão com parecer favorável e emenda substitutiva apresentada pelo relator deputado Wilde Cambão. A propositura é de autoria do deputado Delegado Humberto Teófilo (PSL), e retorna, agora, ao Plenário, para apreciação em duas fases de votação.

Publicidade
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA