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Voepass suspende temporariamente venda de passagens

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Paulo Pinto/Agência Brasil

A Voepass, operadora responsável pelo aeroporto de Fernando de Noronha, suspendeu a venda de passagens e parou de operar os voos que conectam o arquipélago a Fortaleza e Natal desde o dia 12. Atualmente, a companhia mantém apenas os dois voos diários entre Recife e Fernando de Noronha, priorizando os clientes que compraram bilhetes pela Latam, com a qual a Voepass tem parceria comercial.

Contingenciamento e Reclamações

Após o acidente com o voo 2283, consumidores que optaram por não voar com a Voepass e cancelaram suas passagens relataram dificuldades para obter o reembolso completo ou para serem realocados em outros voos. Muitas queixas também surgiram sobre cancelamentos de voos pela própria empresa. As reclamações têm sido registradas em órgãos e plataformas de defesa do consumidor, como o Reclame Aqui.

Em resposta, a Voepass lamentou os “contratempos causados pelo contingenciamento” e afirmou estar trabalhando para minimizar os transtornos aos clientes. A companhia ressaltou que todos os passageiros estão sendo alocados em outros voos e que está empenhada em atender às expectativas dos clientes, tratando as queixas em seus canais oficiais, embora não tenha detalhado o impacto da suspensão temporária da venda de passagens ou o número de voos cancelados desde o dia 9.

Ações da ANAC

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), responsável pela regulação e fiscalização da aviação civil no Brasil, está monitorando regularmente as reclamações dos passageiros, registradas tanto na própria agência quanto na plataforma Consumidor.gov. Na última sexta-feira (16), a Anac se reuniu com representantes da Voepass para discutir as medidas que a empresa deve tomar para normalizar suas operações.

“A Anac iniciou uma operação assistida, priorizando a assistência às famílias das vítimas e trabalhando para garantir que a Voepass mantenha seus serviços em condições adequadas,” informou a agência. “Dado o contexto pós-acidente e os fatores humanos envolvidos, é essencial intensificar a vigilância e o monitoramento contínuo dos serviços prestados pela empresa, estabelecendo parâmetros para evitar irregularidades na operação.”

Orientações para Passageiros

Em casos de atrasos, cancelamentos ou interrupções de serviços de transporte aéreo, a Anac orienta os passageiros a entrarem em contato com a companhia aérea responsável. A empresa deve cumprir as disposições da Resolução nº 400, de 13 de dezembro de 2016, que estabelece as condições gerais para o transporte de passageiros.

De acordo com a Resolução nº 400, as empresas devem comunicar imediatamente quaisquer alterações e manter os passageiros informados a cada 30 minutos sobre a previsão de partida dos voos atrasados. Além disso, devem fornecer assistência material gratuita com base no tempo de espera no aeroporto, a partir do momento do atraso, cancelamento ou interrupção.

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