Geral
Videocolonoscopia no HRL amplia serviços públicos de saúde
O Hospital da Região Leste (HRL) ganhou um novo serviço para ampliar a assistência aos usuários da rede pública de saúde do Distrito Federal. Trata-se de um colonoscópio, aparelho utilizado para fazer colonoscopia. Há quase um mês em funcionamento, já foram realizados 14 exames, sendo dez eletivos, encaminhados via regulação, e quatro de demanda interna.
De acordo com o superintendente da Região de Saúde Leste, Sidney Sotero, o novo procedimento é um ganho para a população, pois garante maior celeridade no acesso dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) ao exame. “Com a inauguração do serviço de videocolonoscopia, seguimos ampliando a carteira de serviços disponíveis para a população do DF, equipando o hospital para atender da melhor maneira as necessidades da comunidade”, explica.
“Atualmente, toda vez que há um paciente que necessite fazer uma colonoscopia, a gente faz o encaixe dele”Michael Douglas, enfermeiro chefe do centro cirúrgico do HRL
A princípio, são agendados três exames por período, uma vez por semana. No entanto, a direção da unidade estuda a ampliação do horário de atendimento.
Segundo o enfermeiro chefe do centro cirúrgico e supervisor do setor, Michael Douglas, o serviço está conseguindo suprir demandas internas e também da rede. “Atualmente, toda vez que há um paciente que necessite fazer uma colonoscopia atualmente a gente faz o encaixe dele. A regulação faz o agendamento e nós somos responsáveis por ligar, comunicar o paciente e orientar quanto ao preparo para o exame”, afirma.
Quando é indicada a colonoscopia?
Este exame é indicado a partir dos 45 anos para prevenção de câncer de cólon, em pacientes que não tenham histórico familiar. E, abaixo dos 45 anos, em pacientes com histórico familiar, dor abdominal e hemorragia digestiva.
Para a realização do exame, é necessário um preparo e ajuste na alimentação para que o intestino esteja limpo e as alterações possam ser identificadas. Para evitar desconforto e dor, o exame é feito sob sedação.
*Com informações da Secretaria de Saúde
Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar