Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Política

Última sessão deliberativa de abril, nesta quinta-feira, 28, às 15h, tem pauta de votação com projetos parlamentares e do TCE

Publicado

em


A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) realiza nesta quinta-feira, 28, a última sessão ordinária do mês de abril. Na pauta de votação constam 58 processos legislativos aptos à apreciação. Nas demais sessões realizadas durante a semana, os deputados promoveram debates e votaram 139 matérias, 48 delas em fase definitiva, sendo duas assinadas pela Governadoria e 46 de autoria de deputados.

Dentre os processos em pauta para votação hoje, 57 são de iniciativa parlamentar, sendo que 13 deles estão aptos para votação definitiva e 43 em fase de primeira apreciação. Há, ainda, na pauta, para apreciação única, uma apresentação à Câmara dos Deputados de Proposta de Emenda à Constituição Federal (PEC) e um processo referente a prestação de contas, referente ao exercício de 2018, do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO).

Melhorias no sistema público

Dentre os processos legislativos em pauta para votação definitiva, destaque para o projeto de lei nº 2380/19, que visa proibir a exposição de foto oficial do governador do Estado em repartições públicas. A iniciativa se dá pelo entendimento de que a exposição da imagem do chefe do Poder Executivo ofende os princípios republicanos constitucionais da impessoalidade.

Segundo o autor da matéria, deputado Bruno Peixoto (UB), tais princípios devem guiar a atuação do administrador público, o que faz com que a inserção de nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou serviços públicos, na publicidade de ações, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos, se traduza em uma prática punível e que gera gastos desnecessários ao erário público.

Essa prática de promoção pessoal já é vetada pela Constituição Federal, e a incorporação desse projeto ao corpo da Lei (8429/92) permitirá a aplicação de penalidade aos infratores e eliminar os gastos desnecessários costumeiramente arcados pelo orçamento público com a confecção dessas fotos.

Outra matéria de destaque na pauta, e que também deve ser apreciada em segunda votação, igualmente trata da melhoria do sistema público. É a protocolada sob o nº 2156/19, de autoria do deputado Major Araújo (PL), que obriga os Poderes Executivo e Legislativo do estado de Goiás, a transmitir, ao vivo, por meio da internet, as sessões públicas de licitações, no site dos respectivos Poderes, bem como pelas redes sociais e canais oficiais de comunicação.

O membro da comissão de licitação ficará encarregado de informar sobre qual processo licitatório está tratando, declarando informações como: número do edital de licitação, modalidade de licitação, regime de execução, órgão solicitante e objeto da licitação. A proposta tem como objetivo dar mais transparência aos procedimentos licitatórios mediante essas transmissões, assim como diversos municípios brasileiros têm implementado tais como: Canoas (RS), Garopaba (SC), Curitiba (PR), Ribeirão Preto (SP) e Timóteo (MG).

O parlamentar defende sua iniciativa alegando que o direito de acompanhar as sessões públicas de licitação raramente é exercido pelo cidadão, uma vez que só pode ser exercido de forma presencial. “Desse modo, o cidadão que pretende acompanhar as sessões de licitação para fiscalizar o poder público deverá ter disponibilidade de tempo exatamente naquele horário, se deslocar até o lugar que será realizado, revelar sua identidade, o que pode gerar alguma forma de constrangimento“, conclui o deputado.

Os deputados vão se reunir para apreciar as matérias a partir das 15 horas, pelo sistema híbrido de votações do Parlamento goiano, com parte dos parlamentares trabalhando de forma presencial, no Palácio Maguito Vilela, e outra parte de suas residências ou escritórios.  

Para mais informações sobre as matérias que devem ser apreciadas nesta quinta-feira, 28, consulte a pauta prévia.  

Sessões ordinárias  

As sessões ordinárias constituem o calendário anual de trabalho legislativo e possuem a Ordem do Dia previamente designada, ou seja, têm uma pauta de votação. São realizadas normalmente às terças, quartas e quintas-feiras e compõem-se das seguintes fases: Abertura, onde são feitas apresentações de matérias e demais comunicações parlamentares; Pequeno Expediente; Grande Expediente; e a Ordem do Dia.    

Para garantir a transparência, o Legislativo goiano transmite, ao vivo, todas as sessões, e a população pode acompanhar os trabalhos pela TV Alego (canais 3.2 da TV aberta, 8 da NET Claro e 7 da Gigabyte Telecom) pelo site oficial do Parlamento estadual (portal.al.go.leg.br) e, ainda, pelo canal do Youtube. 

Publicidade
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA