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Toyota trabalha em baterias que aguentam 1,2 mil km e carregam em 10 minutos

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A Toyota entrou de vez no ramo dos veículos elétricos. Depois de anunciar uma nova fábrica exclusiva para o setor dos EVs em 2026, a marca também revelou que trabalha em quatro tipos de baterias de última geração. Algumas delas diminuem o custo do veículo em até 40% e podem chegar a uma autonomia de 1,2 mil km, segundo a fabricante.

Próximas baterias da Toyota

  • Segundo o site Inside EVs, a Toyota terá quatro tipos de bateria. Três delas terão novas tecnologias de eletrólito líquido e uma terá tecnologia de bateria em estado sólido;
  • De acordo com a empresa, esses novos dispositivos vão suprir a demanda de 1,7 milhão de carros, entre os 3,5 milhões que a Toyota quer vender mundialmente até 2030;
  • Ainda segundo o site, a marca dividiu as baterias de eletrólitos líquidos, o primeiro tipo, em três categorias: Performance, Popularização e Alto Desempenho;
  • Esse tipo de dispositivo é o mais usado atualmente na indústria dos carros elétricos e a categorização da Toyota tem a ver com melhorias no sentido de maior densidade energética, preços competitivo e velocidade de carregamento.

Baterias tipo 1: Performance

Como mostra uma tabela da Toyota (veja acima), esse tipo de bateria forneceria uma autonomia de mais de 800 km e um preço 20% menor do que custa o modelo bZ4X.  Ainda, ela se recarregaria em cerca de 20 minutos, considerando melhoras feitas nos modelos (em relação a peso e aerodinâmica) para comportá-la.Ela deve chegar aos modelos da Toyota a partir de 2026.

Baterias tipo 2: Popularização

Já a segunda bateria terá química de fosfato de ferro-lítio (LFP) e a intenção é custar menos, para popularizar os modelos. A tabela aponta que ela deve custar até 40% menos do que o bZ4X.

No entanto, seu alcance é menor, com autonomia de 600 km, e demora cerca de 30 minutos para carregar. Essa bateria deve chegar entre 2026 e 2027.

Baterias tipo 3: Alto Desempenho

Já na bateria Alto Desempenho, a Toyota estima uma redução de 10% em relação ao modelo atual, com um carregamento em cerca de 20 min.

O diferencial dessa é a autonomia: ela pode chegar a 1 mil km. Essas devem chegar entre 2027 e 2028.

Já o quarto tipo de baterias, em estado sólido, ainda não tem economia definida, mas também deve proporcionar alcance de 1 mil a 1,2 mil km de autonomia. O chamativo de uma delas seria o tempo de carregamento: apenas 10 minutos. Essas devem chegar a partir de 2027, com algumas ainda sem data definida.

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