Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Nacional

TCU recomenda abertura de investigação de conduta do ministro Braga Netto

Publicado

em


source
Braga Netto, ministro da Defesa; à frente da Casa Civil, liderou Cimitê de Crise do governo Bolsonaro
Isac Nóbrega/PR

Braga Netto, ministro da Defesa; à frente da Casa Civil, liderou Cimitê de Crise do governo Bolsonaro

O Tribunal de Contas da União (TCU) recomendou a abertura de um processo para averiguar a conduta do ministro Walter Braga Netto no combate à Covid-19 . Durante a pandemia, o general que atualmente comanda a Defesa esteve à frente da Casa Civil como coordenador do Comitê de Crise do governo Bolsonaro.

Um documento obtido pelo Estadão aponta “ graves omissões ” de Braga Netto na liderança do Comitê de Crise da pandemia, entre elas a falta de diagnósticos e diretrizes para combater a doença

“Constatou-se que inexistem diagnósticos elaborados que contenham as informações supracitadas (sobre diagnósticos conjuntos), bem como inexistem novas diretrizes voltadas especificamente para o enfrentamento à segunda onda de Covid-19”, diz o documento. O relator do processo, Vital do Rêgo, analisa a proposta com outros integrantes da Corte.

Se o processo for aprovado, Walter Braga Netto será o segundo militar a ser investigado pela conduta durante a pandemia . Eduardo Pazuello , ex-ministro da Saúde, está na mira da CPI da Covid  pela omissão na crise sanitária em Manaus (AM). 

Fontes ligadas à casa apontam que o general foi informado antecipadamente sobre colapso do sistema de saúde do município, e não agiu para conter as contaminações. A conduta da indicação de medicamentos como hidroxicloroquina, hoje relacionada ao agravamento da Covid-19 e maior taxa de mortalidade, também será investigada.

Publicidade
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA