Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Geral

Servidores podem aprimorar atuação em socioeducação

Publicado

em


Estão abertas até as 18h do próximo dia 23 as inscrições para o curso a distância Socioeducação como meio de responsabilização e emancipação de adolescentes, voltado aos servidores do Distrito Federal. A capacitação será ofertada graças a uma iniciativa do Escritório de Assuntos Internacionais (EAI) que promoveu a participação da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) no Programa de Cooperação Técnica (PCT) da União de Cidades Capitais Ibero-americanas (UCCI).

A parceria possibilitou o financiamento de mais de 12 mil euros, por meio da prefeitura de Madri (Espanha), para a execução do projeto Fortalecimento Institucional da Escola Distrital de Socioeducação, elaborado pela Subsecretaria do Sistema Socioeducativo (Subsis/Sejus). Por meio do PCT, o Núcleo Gestor Distrital da Escola Nacional de Socioeducação da Sejus promoverá o curso em parceria com a Universidade de Brasília (UnB).

Das 126 vagas ofertadas, 100 são para o DF, 13 para São Paulo e 13 para o Rio de Janeiro

“Fomentar a paz e a cidadania, em especial, no que tange à responsabilização social do sistema socioeducativo, está em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030”, comenta a chefe do EAI, Renata Zuquim. “O 16º objetivo estabelece como meta ‘promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis’. Nesse sentido, celebramos mais essa parceria.”

A secretária de Justiça e Cidadania, Macela Passamani, reforça: “Essa parceria internacional é uma conquista e fortalece a política de formação continuada aos servidores da carreira socioeducativa, possibilitando uma reflexão permanente da prática profissional”.

O curso

As aulas, que serão ministradas pelo sistema on-line, vão de 2 a 30 de agosto. Haverá 126 vagas para a capacitação, sendo 100 destinadas ao Distrito Federal, 13 para São Paulo e 13 para o Rio de Janeiro. A estrutura curricular está sistematizada em quatro módulos interdisciplinares, que serão desenvolvidos de maneira articulada.

Além disso, haverá leituras dirigidas dos materiais didáticos, videoaulas gravadas, fóruns de discussão, exercícios reflexivos e orientações remotas. Os participantes do curso serão distribuídos em cinco turmas, com média de 25 pessoas cada. As turmas serão acompanhadas a distância por um tutor, que terá a função de apoiar e orientar os alunos.

A avaliação de cada módulo será realizada por meio de atividades e trabalhos individuais e em grupo. Ao final do curso, o resultado do processo de avaliação será expresso por menção em um único conceito que represente todas as atividades desenvolvidas nos módulos. O certificado digital de conclusão será emitido pela UnB para os participantes que obtiverem menção igual ou superior à nota média e com 75% de frequência nas aulas.

Faça aqui sua inscrição.

Trabalho continuado

Além do curso, o PCT também prevê a realização do I Seminário Iberoamericano em Socioeducação e o III Simpósio Nacional em Socioeducação, ambos em formato virtual. Os eventos são destinados às cidades-membros da UCCI, estudantes de graduação e pós-graduação, docentes e pesquisadores brasileiros e de outros países que vêm realizando estudos, investigação e trabalhos no campo da socioeducação.

Também poderão participar professores e gestores das secretarias estaduais e municipais de educação que trabalham com adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa, profissionais e gestores das secretarias municipais, estaduais e distritais que executam as medidas socioeducativas, bem como profissionais e órgãos públicos que integram o Sistema de Garantia de Direitos (SGD) e pessoas que tenham interesse em discutir concepções e práticas em socioeducação.  As datas de realização dos seminários ainda serão definidas.

*Com informações do Escritório de Assuntos Internacionais

Fonte: Governo DF

Publicidade
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA