Política
Seminário Setembro Amarelo, na tarde desta 4ª-feira, enfatiza importância da conexão entre criança e natureza
A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), por meio da Escola do Legislativo em parceria com a Comissão da Criança e do Adolescente, realizou na tarde dessa quarta-feira, 14, a palestra com o tema: “Criança e Natureza – A importância do brincar livre e da conexão com a natureza para o desenvolvimento saudável das crianças e adolescentes”.
A iniciativa dá continuidade ao ciclo de palestras do evento “Setembro Amarelo: estratégias para a proteção da saúde mental de crianças e adolescentes”, e foi realizado no Palácio Maguito Vilela. No auditório 2 da Casa participaram ativamente diversos membros de conselhos tutelares da Capital e de várias cidades do interior do estado, além de psicólogos e assistentes sociais dos mais diversos órgãos, servidores da Casa, professores, estudantes, dentre outros.
A palestra foi realizada pelo coordenador do programa Criança e Natureza, do Instituto Alana, conselheiro do Greenpeace Brasil, cofundador da rede Bike Anjo e do coletivo Ecologia Urbana, João Paulo Amaral. O Instituto Alana é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos de impacto socioambiental que promove e inspira um mundo melhor para as crianças.
“A ausência da natureza promove impactos negativos na saúde física e mental das crianças. Vemos uma sociedade cada vez mais urbana, com menos verde e com crianças mais enclausuradas, cultivando a cultura do ter ao invés do ser e precisamos nos perguntar; qual o papel da educação nesse sentido?”, aponta JP Amaral.
O palestrante segue dizendo que por causa da pandemia da covid-19, 27% das crianças do Brasil tiveram uma regressão comportamental e um aumento no uso de remédios e estimulantes. “O contato com a natureza é importante para o desenvolvimento integral da criança e toda as suas dimensões – cognitiva, emocional, social, espiritual e física. Para isso, precisamos promover a criação de parques mais naturalizados e o desemparedamento das escolas” defende o coordenador.
Em entrevista à Agência Assembleia de Notícias, JP Amaral elogiou a iniciativa da Assembleia Legislativa em ter, segundo ele, um olhar, uma visão mais integrada do que seria saúde mental para uma criança e como promover isso. “Não só no lugar de medicalização, de olhar para a questão da saúde, como uma questão de saúde pública, mas que existem vários aspectos para serem levados em conta. O contato com a natureza é um elemento muito importante para o desenvolvimento e para a saúde de nossas crianças. Parabenizo a Casa por ter essa visão transversal de como olhar a questão da saúde mental infantil”, ponderou.
Fonte: Assembleia Legislativa de GO
-
Geral7 dias atrás
Especiarias: aliadas da saúde ou mitos?
-
Nacional7 dias atrás
Brasil é segundo país a entregar meta de emissões na COP29
-
Geral6 dias atrás
Murilo Couto se apresenta no Teatro Goiânia
-
Edição Digital6 dias atrás
Edição 5898
-
Edição Digital7 dias atrás
Edição 5897
-
Saúde6 dias atrás
Veterinária alerta para a importância da prevenção do câncer de próstata em gatos e cachorros
-
Geral6 dias atrás
Aberta seleção para entidades de proteção a crianças e adolescentes
-
Edição Digital5 dias atrás
Edição 5899
Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar