Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Geral

Segurança Pública capacita servidores da Saúde que atuam nas unidades do IML em antropologia forense e odontologia legal

Publicado

em


Segurança Pública capacita servidores da Saúde que atuam nas unidades do IML em antropologia forense e odontologia legal

15/03/2021 – Shirley Cruz/Governo do Tocantins

Com o objetivo de transmitir e desenvolver conhecimentos e habilidades no campo da antropologia forense e odontologia legal, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), promoveu na sexta-feira, 12, e sábado, 13, na Escola Superior de Polícia (Espol) e na sede do Instituto de Medicina Legal (IML), em Palmas, um curso de capacitação para os servidores cedidos pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) para prestarem apoio técnico especializado em seções específicas.

A cessão dos servidores ocorreu por meio de um Termo de Cooperação assinado entre a SSP e SES. Dentre os servidores cedidos estão 14 odontólogos que prestarão serviços em Palmas, Gurupi e Araguaína.

A capacitação teve aulas teóricas e práticas. O conteúdo ministrado na capacitação teve por base a literatura científica e os métodos reconhecidos internacionalmente. Também foram explorados temas como metodologias para estimativa do perfil biológico de remanescentes ósseos (sexo, ancestralidade, idade e estatura); verificação de patologias, traumas ante morte, perimorte e pós-morte; bem como métodos de identificação humana.

Sob responsabilidade da Superintendência da Polícia Científica do Tocantins, o curso se deu numa iniciativa da Seção de Antropologia Forense e Odontologia Legal (Safol) do IML de Palmas, coordenado pela chefe da seção, Sandra Souza Mendes, e ministrado pela perita oficial e odontolegista do IML/TO, Georgiana Ferreira Ramos, com apoio da agente de necrotomia Jane Sant’Ana Martins.

Sobre a importância do curso, a superintendente da Polícia Científica, Dunya Wieczorek Spricigo de Lima, ressaltou que ultimamente o IML tem recebido muitos corpos em decomposição, necessitando, dessa forma, de estudos mais específicos e complexos. “Após a capacitação, esses profissionais estarão aptos a contribuir no apoio técnico especializado, dando resolutividade a esses casos de identificação humana”, destacou.  

O diretor do IML/TO, Luciano Fleury, frisou que a iniciativa do curso representa uma das etapas para restruturação dessa seção especializada responsável pela identificação de cadáveres em avançado estado de decomposição, carbonizados e ossadas. “Estamos estruturando a seção e o próximo passo é a inauguração do Laboratório de Antropologia Forense e Odontologia Legal em parceria com a Universidade Federal do Tocantins”, ressaltou Luciano Fleury.

Para a perita oficial Georgiana Ramos, esses profissionais da Saúde trazem uma bagagem de conhecimento e experiência que muito contribuirá para os casos de identificação humana. “Essa capacitação permitirá que desenvolvam essa expertise, tendo por base os parâmetros técnicos científicos assimilados durante o curso”, finalizou.

Edição: Caroline Spricigo

Fonte: Governo TO

Publicidade
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA