Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Geral

Saúde define Plano de Ação para entrega de exames do teste do pezinho

Publicado

em


Saúde define Plano de Ação para entrega de exames do teste do pezinho

03/05/2021 – Laiany Alves/Governo do Tocantins

Após formalização de contrato com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Araguaína, que prestará os serviços de análise das amostras dos testes do pezinho pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a equipe técnica da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a prestadora do serviço firmaram um Plano de Ação para retomada dos serviços, visando uma melhor assistência e efetividade do exame do teste do pezinho no Tocantins. A liberação dos resultados pendentes já foi iniciada no mês de abril e segue durante todo o ano até a regularidade do serviço.  

A coordenadora do Programa Estadual de Triagem Neonatal, Dayene Jessica de Oliveira, explica que devido o período sem cobertura contratual a Apae de Araguaína continuou a receber as amostras dos exames no ano passado, sendo necessário agora a análise dos mesmos. “Os resultados dos exames pendentes serão disponibilizados gradativamente e as crianças com resultados inconclusivos ou que não fizeram os testes serão avaliados por equipe médica e ao ser observada qualquer inconsistência o usuário será agendado para avaliação pelo serviço médico, para orientação e investigação diagnóstica específica”, frisa a coordenadora.

Os resultados dos exames do período de 27 de junho à 16 de setembro de 2020 começaram a ser entregues no último mês de abril; os resultados dos exames pendentes de 16 de setembro de 2020 a 8 de fevereiro deste ano serão disponibilizados gradativamente, sendo analisados sempre do mais atual para o mais antigo, juntamente com as amostras do mês corrente, buscando atingir em tempo hábil os resultados atuais, para então enquadrar ao objetivo principal do Programa Nacional de Triagem Neonatal, que é o rastreamento de crianças até 28º dia de nascidas, para prevenção de agravos.

Avaliação Médica

Para os resultados inconsistentes que necessitarem de reconvocação a ação a ser tomada será de acordo com o Manual Técnico de Triagem Biológica; ao ser observada qualquer inconsistência, a criança será agendada para avaliação pelo serviço médico, para orientação e investigação diagnóstica específica. Para avaliação será necessário realizar o acompanhamento nas unidades da Estratégia da Saúde da Família (ESF) nas unidades básicas, que farão o rastreamento dos usuários que não realizaram os exames para que sejam avaliados pela equipe médica.

Outra ação estipulada é a implementação e fortalecimento da puericultura – acompanhamento do desenvolvimento da criança, a fim de acompanhar e identificar possíveis sinais e sintomas das patologias não detectadas previamente pelo teste do pezinho.

O plano de ação também contempla capacitação dos municípios, aquisição e distribuição de material para coletas dos exames (lanceta e papel filtro) além do cronograma de análise e liberação dos resultados, que serão feitos concomitantemente com os testes coletados este ano, até a regularização final das pendências em agosto de 2021.

Edição: Caroline Spricigo

Fonte: Governo TO

Publicidade
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA