Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Geral

Saúde de Aparecida realiza evento sobre o autismo

Publicado

em

O encontro reuniu mais de duzentas pessoas entre profissionais, pacientes e familiares para informar a sociedade sobre o tema e vencer preconceitos 

 

A Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida (SMS) promoveu, uma mobilização para sensibilizar a sociedade sobre o tema. O evento temático “Autismo em Ação! Segunda Caminhada de Conscientização do Autismo – Abril Azul – Mais Informação, Menos Preconceito” foi realizada na manhã desta quinta-feira, 13 de abril, no Parque da Família, localizado na avenida Independência, em frente ao Aparecida Shopping.

A iniciativa também teve o objetivo de “fortalecer a integração entre profissionais, pacientes e familiares com foco na conscientização e no diálogo para derrubar preconceitos e valorizar a vida humana, suas facetas, particularidades e vivências”. Cerca de 50 profissionais de todos os CAPS e de outros setores da Saúde Mental prestigiaram o evento”, salientou a coordenadora de Saúde Mental, Carolina Sartori. 

Na mobilização, além da tradicional caminhada com cartazes e com os participantes bradando palavras de ordem contra o preconceito e por mais inclusão, também foram oferecidas atividades educativas, terapêuticas e recreativas. Teve auriculoterapia e barras de access na Tenda de Cuidados com Práticas Integrativas e Complementares, roda de capoeira com o Mestre Jagunço e confecção de Carteiras de Autistas na Tenda de Direitos, bem como distribuição de cartilhas, jogos, pinturas, atividades lúdicas e oficinas na Tenda de Interação e exposição e venda de produtos artesanais feitos por usuários e familiares na Tenda de Economia Solidária.

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril, foi instituído pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 2007. O órgão estima que mais de 70 milhões de pessoas vivem com o transtorno, cerca de 1% da população do planeta. Já no Brasil, a OMS aponta que cerca de 2 milhões de pessoas são autistas.

 

Publicidade
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA