Economia

Regras do Pix mudam a partir desta sexta-feira

Publicado

em

Regras do Pix mudam a partir desta sexta-feira

A partir de hoje (1º de novembro), novas regras de segurança entram em vigor para o uso do Pix, com o objetivo de aumentar a proteção e reduzir fraudes. Agora, transferências acima de R$ 200 só poderão ser realizadas a partir de dispositivos cadastrados previamente pelo cliente na instituição financeira, e o limite diário para dispositivos não cadastrados será de R$ 1 mil.

Segundo o Banco Central (BC), essa exigência de cadastro é válida apenas para dispositivos que nunca foram usados para realizar um Pix antes. Além disso, as instituições financeiras devem aprimorar suas tecnologias de segurança, adotando ferramentas que identifiquem transações suspeitas ou fora do perfil do cliente com base em informações do BC. Os bancos também precisarão informar os clientes sobre cuidados para evitar fraudes e verificar, semestralmente, se há registros de fraude associados aos clientes nos sistemas do BC.

Com as novas medidas, as instituições poderão adotar ações específicas para transações suspeitas, como aumentar o tempo para iniciar transações, bloquear Pix recebidos de contas suspeitas, e até encerrar o relacionamento com o cliente em casos comprovados de fraude.

Além dessas mudanças, o Banco Central anunciou que o Pix Automático será lançado em 16 de junho de 2025. A nova funcionalidade permitirá cobranças automáticas recorrentes para serviços como contas de água, luz, telefone, academias, escolas e serviços de streaming. Com o Pix Automático, os usuários poderão autorizar o pagamento recorrente sem a necessidade de autenticação em cada operação, o que deve reduzir custos e inadimplência para empresas.

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

Cancelar resposta

MAIS LIDAS DA SEMANA

Sair da versão mobile