Economia

Recebeu um Pix por engano? Saiba como agir e evite golpes

Publicado

em

Divulgação

Com o crescimento do uso do Pix, criminosos têm criado novas formas de fraudes, incluindo o chamado “Golpe do Pix Errado”. Nesse golpe, os criminosos realizam uma transferência fraudulenta para a chave de um telefone celular. Em seguida, entram em contato com a vítima, alegando que o pagamento foi feito por engano. Se a vítima, ao ver o valor na conta, devolver o dinheiro para uma conta diferente, o golpista pode usar o Mecanismo Especial de Devolução (MED) para receber o valor novamente, prejudicando a vítima.

Jéssica Lima, especialista em Riscos e Controles Internos do Sicoob Cooprem, explica que o dinheiro não deve ser devolvido para uma conta de terceiros. Em vez disso, deve ser estornado para a conta de origem da transferência. “Se a vítima devolver o valor para uma conta de terceiros, o golpista pode utilizar o MED (Mecanismo Especial de Devolução) para recuperar o dinheiro, que será descontado da conta da vítima”, alerta Jéssica.

Mesmo que o golpista tenha recebido o valor por engano, ele ainda pode acionar o MED e reaver o dinheiro, prejudicando a vítima. Jéssica recomenda que, ao receber um Pix enviado erroneamente, o estorno deve ser feito através da função “Devolver Pix” no aplicativo da instituição financeira, que garantirá que o valor seja devolvido para a conta de origem.

Os criminosos obtêm as chaves Pix dos usuários por meio de fraudes e engenharia social, e podem acessar outras informações pessoais. Jéssica sugere cautela ao acessar sites desconhecidos e evitar ofertas e promoções falsas que incentivem o uso do Pix para compras. Além disso, ela aconselha a não compartilhar dados financeiros e pessoais por telefone, e-mail ou mensagens, para evitar golpes de phishing. “Em caso de dúvida, o cooperado deve contatar sua instituição financeira, que está preparada para ajudar a evitar golpes”, conclui Jéssica.

Sobre o MED

O Mecanismo Especial de Devolução (MED) é uma ferramenta do Banco Central do Brasil exclusiva para o Pix, destinada a facilitar a restituição de transferências realizadas de forma fraudulenta. Com o MED, a vítima pode reaver os recursos se ainda houver saldo na conta do golpista.

Dicas de Segurança

Desconfie de contatos não solicitados e nunca forneça suas informações bancárias ou chaves Pix a terceiros que entram em contato de forma inesperada por telefone, SMS ou redes sociais.
Utilize apenas canais oficiais. Ao receber mensagens supostamente do banco ou empresa, sempre acesse o site ou aplicativo oficial.
Ative a autenticação de dois fatores em seus aplicativos para uma camada extra de proteção.
Use senhas fortes e únicas, e atualize-as regularmente.
Fique atento às novas modalidades de golpes que surgem.

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

Cancelar resposta

MAIS LIDAS DA SEMANA

Sair da versão mobile