Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Política

Recebe aval do Plenário projeto que autoriza abertura de crédito especial à Seapa

Publicado

em


A Assembleia Legislativa aprovou, em primeira votação, na tarde dessa quarta-feira, 27, durante a sessão extraordinária, o projeto de lei nº 1865/22, da Governadoria, que autoriza a abertura de crédito especial destinado à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) até o valor de R$ 4 milhões.

Em justificativa à Alego, o governador Ronaldo Caiado (UB) coloca que a finalidade é cobrir as despesas a serem realizadas na Fonte 15000100 – Recursos não vinculados de impostos – Receitas Ordinárias, Grupo 05 – Inversões Financeiras. “Especificamente, objetiva-se adquirir um biodigestor, conforme o Estudo Técnico Preliminar (ETP) apresentado pelas Centrais de Abastecimento de Goiás S/A – CEASA/GO, para o processamento e o gerenciamento de resíduos sólidos com foco na produção de biofertilizantes e na redução de despesas com aterro sanitário”.

Com base em argumentos da Seapa e da Secretaria de Estado da Economia, Caiado ressalta que a proposta de crédito adicional especial está adequada às normas orçamentárias vigentes. “A propositura conforma-se com a execução dos projetos prioritários do Governo de Goiás e visa a redução de despesas com o transporte e a deposição de resíduos sólidos em aterro sanitário. Pretende-se adquirir e implantar uma unidade de processamento de resíduos sólidos por meio de um processo de biodigestão e geração de biofertilizante com a consequente diminuição dos impactos ambientais. O pleito se viabilizará com recursos provenientes de anulação parcial ou total de dotações orçamentárias, em obediência ao previsto no inciso III do § 1º do art. 43 da Lei Federal nº 4.320, de 17 de março de 1964”.

O chefe do Executivo coloca, ainda, com base em nota técnica da Secretaria da Economia, que a despesa proposta, por se encontrar dentro do monitoramento do teto de gastos, possibilitará o devido enquadramento das normas estabelecidas pelo caput do art. 41 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT), da Constituição do Estado de Goiás; e, por se tratar de anulação de valores de reserva de contingência, não haverá impactos na execução de atividades, projetos ou operações especiais. E mais: que a solicitação se ajustará às normas orçamentárias em vigor e será revertida a ação de expansão e revitalização da infraestrutura da Ceasa/GO.

Por fim, frisa que os autos foram submetidos à apreciação da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), que atestou a regularidade jurídica da proposta. Diz, também, que a Câmara de Gestão Fiscal declarou que, em análise realizada no dia 7 de abril de 2022, houve deliberação favorável à abertura do referido crédito especial.

A matéria aguarda, agora, uma segunda fase de discussão e votação, para depois ser encaminhada para sanção da Governadoria.

Publicidade
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA