Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Educação

Qualifica Goiás está com inscrições abertas até o dia 15 de setembro

Published

on

O programa Qualifica Goiás está com inscrições abertas até 15 de setembro para 1.250 vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional, destinados a jovens de 16 a 29 anos em oito cidades do estado. Com início das aulas previsto para outubro, o programa busca oferecer novas oportunidades de emprego e formação em áreas estratégicas para o mercado de trabalho.

A iniciativa, administrada pelo Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT-UFG), vai beneficiar jovens de 16 a 29 anos em oito municípios: Anápolis, Aparecida de Goiânia, Catalão, Cidade de Goiás, Cristalina, Formosa, Goianésia e Goiânia.

Os cursos, com carga horária de 200 horas, serão oferecidos em diferentes turnos (matutino, vespertino e noturno) e exigem do candidato o ensino fundamental completo, o médio completo ou em processo de conclusão. Jovens cadastrados no Sistema Nacional de Emprego (Sine) e no CadÚnico terão prioridade. Além disso, aqueles que atenderem aos requisitos do CadÚnico poderão receber um auxílio de até R$ 220,00 para despesas de alimentação e transporte durante a qualificação.

O Qualifica Goiás surge como uma importante oportunidade para jovens fora do mercado de trabalho ou que não estão estudando. Dados recentes do Ministério do Trabalho apontam que 4,6 milhões de jovens estavam nessa situação no primeiro trimestre de 2024.

Os cursos foram elaborados para atender às necessidades do mercado local e estão alinhados com as vocações econômicas das regiões. Isso contribui para a redução da vulnerabilidade socioeconômica, promovendo inclusão e geração de renda.

O CETT-UFG utilizará as estruturas das Escolas do Futuro (EFG) e dos Colégios Tecnológicos (Cotec) para oferecer a formação. A previsão é de que as aulas comecem no início de outubro, com uma cerimônia de abertura em Goiânia, que contará com a presença de representantes do Ministério do Trabalho.

Advertisement
Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA