Geral

Projetos desenvolvidos em escola da rede estadual de ensino são transformados em produções científicas

Publicado

em


Projetos desenvolvidos em escola da rede estadual de ensino são transformados em produções científicas

26/03/2021 – Cláudio Paixão/Governo do Tocantins

Para além da sala de aula, o conhecimento transformado em produção científica vem garantindo que mais pessoas possam acessá-lo. Esse foi o caso do projeto de educação ambiental desenvolvido na Escola Estadual Norte Goiano, em Araguaína, com uma proposta para reduzir focos do mosquito Aedes aegypti, na comunidade em que a unidade de ensino está inserida. O trabalho foi publicado na edição mais recente da revista Brazilian Journal of Development, lançada este mês de março de 2021.

O trabalho foi executado na escola no 2° semestre de 2019, pela professora Gabriela Pereira da Silva que, na época, era professora de educação física, e envolveu 96 alunos matriculados no ensino fundamental (6º ao 9º ano). “O trabalho foi realizado por etapa de apresentação da proposta do projeto. Depois, foram realizadas palestras educativas com o objetivo de sensibilizar os estudantes para novos comportamentos na comunidade, assim como atividades práticas de visita a pontos em que havia lixo que poderia gerar focos do mosquito”, explica a professora.   

Gabriela Pereira da Silva destaca que, apesar da escola estar localizada em um ponto central da cidade, a produção e o descarte inadequado de lixo são muito grandes no setor. “Conseguimos sensibilizar os estudantes para as consequências dessa realidade e percebemos que eles se transformaram em uma espécie de mobilizadores e articuladores sociais, muito preocupados em transformar a realidade em que estão inseridos. A semente está lançada e, com certeza, se não agora, mas no futuro os resultados virão, com homens e mulheres mais conscientes”, pontua.

O trabalho publicado na Brazilian Journal of Development, além de destacar as atividades realizadas com os estudantes, também traz dados relevantes sobre como a dengue tem se configurado como um dos principais problemas de saúde pública no Brasil, com enfoque para a realidade do Tocantins.  A pesquisa também chama atenção para como o combate ao mosquito transmissor da dengue é dever de toda a comunidade e que é fundamental que cada família faça a sua parte, mantendo seus quintais limpos e livres do acúmulo de água parada.

De acordo com a diretora da unidade de ensino, Waldirene Pereira da Silva, que à época da execução do projeto atuava como professora de Língua Portuguesa, no início de  janeiro, outra iniciativa da escola também foi divulgada na revista. “Tivemos também o projeto de conscientização para o não desperdício de alimentos da alimentação escolar, também desenvolvido pela professora Gabriela e que foi publicado. Dois trabalhos muito relevantes para a escola”, conta.

A diretora também destaca os resultados alcançados. “Os estudantes se tornaram mais cuidadosos com o espaço escolar, passaram a não jogar o lixo em qualquer lugar. Na hora da alimentação, só pegavam aquilo que iam consumir. Se tornaram muito mais conscientes sobre as duas temáticas. É o conhecimento ultrapassando as barreiras da sala de aula. Eles passaram a ter um comportamento diferente no seu dia a dia”, frisou.

Para a estudante Samyla dos Reis Gomes, de 15 anos, à época matriculada no 7º ano, a participação nos projetos fez toda a diferença em sua vida. “Os dados chamaram muito a nossa atenção, mas além dos dados, nós vimos que a nossa realidade não era muito diferente e isso nos fez perceber que nós, alunos, também tínhamos atitudes erradas e que precisavam mudar. Muitas coisas que aprendemos com o projeto continuamos colocando em prática”, garantiu.

Publicação

Brazilian Journal of Development, editada pelo Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda, surgiu da percepção de alguns professores brasileiros de que o tema desenvolvimento carece de mais meios de divulgação. Trata-se de uma publicação mensal cujo objetivo é difundir o conhecimento na área do desenvolvimento, por meio publicação de artigos científicos, que apresentem contribuições originais, tanto de natureza empírica quanto teórica.

Brazilian Journal of Development é parceira da Faculdade de Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), assim como da Faculdade Isepe, e é a revista oficial de trabalhos acadêmicos da Associação Comercial de São José dos Pinhais (Aciap), cidade onde fica a sede da empresa. As publicações podem ser acessadas por meio deste link, nas publicações de janeiro e março de 2021.

Edição: Lenna Borges

Revisão Textual: Marynne Juliate

Fonte: Governo TO

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

Cancelar resposta

MAIS LIDAS DA SEMANA

Sair da versão mobile