Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Política

Projeto que institui sistema de informação sobre idosos vai para segunda votação

Publicado

em


Assim que retornarem os trabalhos no Plenário deve ir à votação em segundo e definitivo turno projeto de autoria do deputado Jeferson Rodrigues (Republicanos) que institui o Sistema de lnformação das Condições de Vida da Pessoa Idosa no Estado de Goiás. A matéria foi protocolada na Casa como processo 0763/19.

A intenção do deputado é criar uma política estadual que assegure os direitos sociais, promova a integração e a reinserção do idoso na sociedade, devolvendo-o a uma participação efetiva no seu meio. Segundo ele, o artigo 4° da Lei Federal nº 10.741 de 2003 (Estatuto do Idoso), dispõe que nenhum idoso será objeto de qualquer tipo de negligência, discriminação, violência, crueldade ou opressão, e todo atentado aos seus direitos, por ação ou omissão, será punido na forma da lei.

“Entretanto, lamentavelmente, os casos de agressão e de maus-tratos cometidos contra idosos se multiplicam a cada dia, segundo informa a crônica policial nos meios de comunicação”, afirma o parlamentar em suas justificativas.

Segundo Jeferson, a proposta “coloca mais um tijolo na construção de uma estrutura governamental de proteção ao idoso, criando o sistema de informação das condições de vida da pessoa idosa do estado de Goiás”.

No projeto consta que estudos e levantamentos já permitem concluir que a rapidez com que se vem desenvolvendo o envelhecimento populacional no País vai agravar os problemas dos idosos. Em 1991,  as pessoas com sessenta anos ou mais eram 7.5%. “Hoje mais de 14 milhões de brasileiros encontram-se na faixa etária acima de sessenta anos, representando pouco mais de 9% da população e a tendência de crescimento acelerado dessa fatia da população é um fato”, assinala.

Estes estudos mostram ainda que, em 2025, estima-se que os idosos serão 34 milhões. “A par do rápido envelhecimento da população, nossas políticas públicas não acompanham tal realidade e o aumento da expectativa de vida de tantos brasileiros nos fazem buscar contribuir na construção de tais soluções”.

Segundo o deputado, entendem-se por maus-tratos contra idosos quaisquer atos ou omissões perpetradas contra cidadãos com idade maior ou igual a 60 anos que coloquem em risco sua integridade fisica ou seu bem-estar emocional, impliquem assédio moral, castigos fisicos, desamparo, negligência no cuidar, ameaças ou outros que possam acarretar-lhes prejuízo.

Em seu art. 30, o Estatuto do Idoso também estabelece que é obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.  

Publicidade
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA